Fiscais e agentes ambientais participam do treino da Petrobras de combate à poluição por óleo

25/05/2009 16:14:27 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Treinamento foi oferecido pela Petrobras ao setor empresarial e institucional

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), da Defesa Civil, Guarda Ambiental e da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), participou nesta segunda-feira (25), do treinamento oferecido pela Petrobras para agentes de limpeza de costa atingida por óleo, na Praia do Pecado.

A ação de combate à poluição por óleo, que reuniu mais de 30 participantes do setor empresarial e institucional, teve o objetivo de capacitar os envolvidos para a contenção do derramamento de óleo em ambientes costeiros, ressaltando os riscos das atividades a serem desenvolvidas, os cuidados com a saúde e segurança (individuais e coletivos) e a importância do meio ambiente atingido.

O evento reuniu a força de trabalho de empresas contratadas que prestam serviço para a Petrobras e disponibilizou dez vagas para trabalhadores da prefeitura de Macaé. Entre o conhecimento teórico e o treinamento prático, os agentes de limpeza da linha de costa fazem a contenção em nível da água do mar e o recolhimento do resíduo em linha da costa (areia), por um período de quatro a cinco horas.

- Durante o treinamento, os participantes conheceram de perto os cuidados necessários à ação de contingência como a utilização correta dos equipamentos de proteção de saúde e segurança e do material adequados à limpeza costeira. Além disso, são passadas informações sobre a integração das diferentes equipes, segurança, alimentação e higiene, entre outras, disse o coordenador da Operação de Terra da UNBC da Petrobras, Nilson dos Anjos.

Acompanhando os fiscais ambientais, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz revelou ser muito importante o treinamento, pois no caso de derramamento de óleo ou contaminação na praia, o atendimento deve ser emergencial.

- As informações do treinamento são muito importantes, principalmente as relativas às áreas ambientalmente sensíveis que porventura possam ser atingidas por óleo, para que possamos atuar de forma a proteger e preservar esses ambientes importantes. Conhecemos a estrutura da Petrobras e adquirimos subsídios para atuarmos de forma parceira no combate de emergência – ressaltou Maxwell.

Atuação do controle de Contingência

De posse de todas as informações sobre os reais riscos que possam ocorrer com um derramamento de óleo no mar, os fiscais da Semaurb e os agentes ambientais da Guarda, da Defesa Civil e da Mactran, juntamente com os participantes de outras empresas prestadoras de serviço à Petrobras, se dividiram em equipes e praticaram na areia da Praia do Pecado, a lição que aprenderam no treinamento.

Para o agente Allan Ribeiro, coordenador de logística da Defesa Civil, que participou ativamente do exercício, o treinamento é muito positivo. “Muito positivo esse treinamento porque caso ocorra esse tipo de acidente em nosso município, já estaremos aptos e melhor informados para agir em defesa”, disse.

Equipamentos adequados – No treinamento os agentes se familiarizaram com modernos equipamentos como o GPS – Posicionamento georeferenciado, barreiras infláveis de contenção de óleo, bombas de sucção e tanques acumuladores temporários e absorventes de óleos, entre outros.