Fiscalização na área de amortecimento do Parque de Jurubatiba

09/07/2008 15:36:59 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Foi realizada nesta quarta-feira (9) ação conjunta na área de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba no bairro Lagomar, na W30. Foi feita a retirada de cercas e demarcações. Este é mais um trabalho da Comissão Permanente de Pronta Ação que tem atuado no município desde 2005. O objetivo é a contenção de invasões em áreas de risco e de preservação ambiental

O fiscal de meio ambiente da Sema, Fernando Barreto, lembra ainda qual é o trabalho permitido. “A corregedoria autoriza apenas que nós retiremos cercas e demarcações com tijolos das áreas invadidas. Hoje retiramos arame farpado e derrubamos mourões de cimento. Todo o material recolhido será encaminhado ao galpão municipal”, completa.

- Esta ação ajuda muito porque estamos tratando da área de entorno e vai acabar interferindo dentro do Parque em si. Apesar de ser um trabalho de competência municipal auxilia as realizações em âmbito nacional, e legitima o termo firmado entre Ministério Público Federal e governo municipal – explica Eduardo Jalles, chefe do Parque.

Segundo o inspetor da guarda ambiental, Carlos Almir, a função dos guardas na área é manter a integridade física de todos. “O nosso trabalho é levar apoio aos fiscais em suas atribuições fazendo com que o trabalho seja feito com total segurança”, disse.

Em acordo firmado no ano de 2005, entre a Prefeitura, o Ibama e o Ministério Público Federal, a área de amortecimento do Parque de Jurubatiba foi reduzida a uma quadra (w-30), situada no Balneário Lagomar, junto ao Parque, já que anteriormente todo o bairro era considerado entorno da Unidade de Conservação, impedindo que a Prefeitura realizasse obras de infra-estrutura no local.

Com o acordo que obriga a Prefeitura a desapropriar a nova área de amortecimento e a evitar que novas invasões aconteçam, as obras foram iniciadas, devendo atender todo o bairro, com exceção da Quadra W-30, que deverá ser totalmente desocupada. A Comissão de Pronta Ação reúne Guarda Municipal, Guarda Ambiental, secretarias de Meio Ambiente (Sema), Obras (Semob), Serviços públicos (Semusp), Defesa Civil e Procuradoria.