FMC estende o prazo para credenciamento durante a I Conferência Municipal de Cultura

27/05/2008 15:18:16 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A comissão organizadora da I Conferência Municipal de Cultura estendeu o período do credenciamento para inscrição nos cinco grupos de discussão: Gestão Cultural; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural; Comunicação é Cultura e Cultura é direito e cidadania. Todos os representantes da sociedade civil, maiores de 16 anos, e do poder público poderão se credenciar, com direito de voz e voto, das 8h30 às 19h, na quinta-feira (29). O objetivo é contar com uma participação maior de trabalhadores do setor.

Na quinta-feira, a leitura do Regimento Interno acontecerá, às 11h, e as mesas de debate começarão, às 13h. Serão elas: Sistema Nacional de Cultura, com a palestrante Ana Lúcia Pardo, ouvidora da Representação do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro; Economia da Cultura, com Eliane Costa, gerente de Patrocínio da Petrobras/RJ; Gestão de Cultura, com Adair Rocha, chefe da Representação Regional RJ/ES do Ministério da Cultura; Cultura é Direito e Cidadania, com Cléia Silveira, coordenadora do Setor de Análise e Assessoria de Projetos da Fase/RJ; Paulo Azevedo, representante do Ciem H2, e Comunicação é Cultura, com Décio Braga, Secretário Municipal de Marketing e Relações Públicas.

A partir das 16h30, terá início a mesa de debate sobre Patrimônio Cultural. Participarão: Manoel Vieira Gomes, chefe do Escritório Técnico de Cabo Frio/RJ do Iphan;Conceição Franco, representante da Secretaria Executiva Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico e Marcus Monteiro, diretor do Inepac.

Na sexta-feira (30), a abertura será às 9h, seguida da formação dos grupos de Discussão sobre os eixos temáticos. Às 13h, serão apresentadas as teses elaboradas pelos grupos de Discussão e, logo após, haverá constituição de plenária para votação e consolidação das propostas.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, diz esperar a excelente participação da sociedade, como ocorreu na pré-conferência. “É um passo importante em direção da democratização da cultura”, declara. Um dos objetivos da conferência é criar uma comissão mista e provisória para constituir o Conselho Municipal de Cultura.

A comissão organizadora da conferência é formada, ainda, pela vice-presidente da FMC, Jussara Correa Aguiar, pelo presidente da Associação Macaense de Artes Cênicas-Assomac, Elielson Barros; pelo presidente da Associação de Músicos, Bandas e Agentes de Entretenimento de Macaé- Amubae, Jones Rodrigues César; pela integrante da Associação Cultural e Social de Ofícios Manuais de Macaé-Associarte, Rositânia dos Santos Cerutti Santana e pela representante da Secretaria Executiva de Acervo e Patrimônio Histórico, Rosali Quinan Macedo.