Fonoaudiologia do HPM promove Semana da Voz

08/04/2009 15:47:03 - Jornalista: Leonardo Cosendey

A partir da próxima segunda-feira (13), o departamento de Fonoaudiologia do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) realiza, em seu Centro de Estudos, a Semana da Voz. O evento, que conta com o apoio do conselho regional da categoria (CRFa), será pela primeira vez realizado na instituição.

– A Semana é uma recomendação do conselho há cinco anos, mas nunca havia acontecido no HPM, diz a coordenadora do departamento de Fonoaudiologia, Luciana Velasco.

O público-alvo, a princípio, serão os recepcionistas e telefonistas do HPM, que, de acordo com Velasco, são os profissionais que mais utilizam a voz. “Por ser o primeiro ano, achamos melhor um grupo fechado. Depois, se for necessário, podemos aumentá-lo”, explica.

Orientações quanto ao bom uso da voz

Segundo Velasco, os funcionários serão divididos em dois grupos e participarão de dinâmicas com o objetivo de orientar profissionais que dependem da voz a usarem-na bem.

– Estaremos fazendo um trabalho de higiene vocal muito importante, para sensibilizar as pessoas que trabalham com a voz. Elas devem ficar atentas a sinais como rouquidão, secura na garganta ou cansaço na voz, que podem, em longo prazo, levar a um problema grave, como um nódulo, conta ela.