Fórum Educacional compartilhará experiências com outros municípios

01/10/2018 18:25:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Ideologia proposta por sociólogo polonês Zygmunt Bauman sobre a modernidade será abordada

A Secretaria Municipal de Educação promove o VI Fórum de Orientação Educacional nesta terça-feira (2) no Auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária, das 8h às 17h, com o tema Fluidez e Transformações Sociais. O objetivo é levar à reflexão e à troca de experiências entre os profissionais de Macaé e demais municípios presentes. Os interessados em participar podem fazer o credenciamento até a hora de começar o evento.

Durante todo o dia, estarão reunidos e integrados nas discussões orientadores educacionais (OE), orientadores pedagógicos (OP), supervisores de ensino, gestores educacionais, estudantes do curso Normal e de Pedagogia, bem como outros profissionais da área de educação de Macaé e de outros municípios. Na abertura, haverá apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Neusa Goulart Brizola e do Ciep 455 Municipalizado Maringá.

A programação é extensa e terá palestra, às 9h, sobre “Inteligência Emocional em Tempos de Relações Líquidas – a Fluidez das Relações”, com a professora Tathiana Tavares Pereira. Em seguida, mais momento cultural apresentado por alunos do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo e, logo após, mesa-redonda sobre “Relações Líquidas – como a Escola/Educação é vista frente a essas Transformações”, mediada pela professora orientadora educacional Sônia Regina Cardoso. O público poderá participar com perguntas.

À tarde, alunos da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola farão apresentação cultural, às 13h30, e, em seguida, haverá troca de experiências com representantes da Escola Dr. João Vasconcellos, do município de Araruama, às 13h40, e palestra sobre “Modernidade Líquida e o Espaço Escolar”, com o professor Ricardo Valadão Siqueira Matos, às 14h20.

Em outro momento de troca de experiências, será a vez do município de Cabo Frio se apresentar com Renata Tostes. O Fórum será encerrado com apresentação cultural do Colégio Municipal Eraldo Mussi, das 16h40 às 17h.

O tema do Fórum tem muito a ver com o que resume o sociólogo polonês Zygmunt Bauman nesta frase: “Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”. Ele trabalha como conceito fundamental a modernidade líquida, no mundo de incertezas e cada um por si, envolvendo várias questões do cotidiano.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.