Fórum FeMass é aberto na Cidade Universitária

29/11/2013 17:01:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Flávio Sardou

Objetivo do evento é ampliar a discussão entre governo e sociedade civil para o fortalecimento da FeMass

A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass), mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, abriu as portas, nesta sexta-feira (29), para ampliar a discussão entre governo e a sociedade civil organizada, visando o fortalecimento da faculdade municipal. O I Fórum de Desenvolvimento da FeMass começou às 9h, no auditório Professor Cláudio Ulpiano, continuando neste sábado (30), a partir do mesmo horário.

A mesa diretora foi composta pelo presidente da Funemac, professor Alexandre de Azevedo; o superintendente Acadêmico da fundação e coordenador do Fórum, professor Sérgio Netto; a diretora da FeMass, professora Vanessa Arenari; e o vereador Marcel Silvano. O vice-prefeito, Danilo Funke, fez um breve pronunciamento na abertura, e também participaram do evento o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade; o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Vandré Guimarães, e outras autoridades.

- O que o governo municipal quer é saber o que a cidade espera da FeMass. Esta é uma instituição de todos e o seu fortalecimento é fundamental para o município, mas temos de encontrar novos caminhos para esse desenvolvimento, porque consolidada a faculdade já está -, afirmou o vice-prefeito.

O presidente da Funemac destacou que a FeMass já cumpre o seu papel social atendendo, principalmente, os jovens locais e também os da região.

- Ações conjuntas com as contribuições da UFF e da UFRJ, duas gigantes que ocupam este espaço em parceria com a prefeitura, por meio da Funemac, devem ser aproveitadas neste momento de discussão de grandes questões, como a gestão e a manutenção da faculdade municipal, que é um investimento alto para o município, mas extremamente necessário, ponderou Alexandre de Azevedo.

Sérgio Netto destacou o papel da Educação como agente transformador tendo, segundo ele, a FeMass papel essencial nesse sentido:

- O espaço da Funemac e da FeMass neste cenário é trazer o desenvolvimento para o município e transformar para melhor a sociedade, a vida das pessoas. É buscar e identificar nas propostas apresentadas neste Fórum novas abordagens para um novo olhar sobre as tecnologias envolvidas com a universidade, o mercado de trabalho e a formação dos profissionais, transformando para melhor a vida dos jovens e de suas famílias.

A diretora da FeMass, que é matemática, apresentou a faculdade em números:

- Temos quase 800 alunos matriculados, 70 professores e mais técnicos administrativos, todos comprometidos com o crescimento da faculdade, que já é forte no município. Temos dois cursos conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudande (Enade) – Administração e Sistemas de Informação – e aguardamos a avaliação da Engenharia de Produção, que acreditamos que será no mesmo nível. Mas é claro que, como instituição, temos também fragilidades, que estão sendo resolvidas de forma participativa. Essa tem sido nossa grande força e por isto este Fórum está acontecendo -, destacou.

O vereador Marcel Silvano disse que a sociedade deve buscar conhecer a FeMass para que governo e população deem a sua contribuição de forma compartilhada, visando, dessa forma, resultados positivos dentro da faculdade que é pública e gratuita.

- Somente participando dos debates é que conseguimos mudar, juntos, o que for necessário para o bem da faculdade e das pessoas, estudantes e seus familiares, além de todo o município e região que são beneficiados com o desempenho positivo da FeMass. Por isto participar das discussões é um compromisso de todos -, concluiu.

Programação dos debates

Após a abertura, houve palestra, sobre “Legalidade das Instituições Públicas Municipais, ministrada pela professora doutora Sonia Barroso Brandão Soares (UFF). As discussões prosseguem, nesta sexta-feira (29), com quatro eixos temáticos, definidos pela comissão organizadora: “Escola de Governo”, com a professora mestre Ruth Diniz, Fundação João Pinheiro (MG); “Tecnologia e Desenvolvimento Institucional”, com a professora doutora Marinilza Bruno de Carvalho (Uerj); “Licenciaturas, Educação e Desenvolvimento”, com o professor doutor Ângelo Mário Prado Pessanha (UFF); e “Mercado de Trabalho na Capital do Petróleo”, com Léo Fernando Zimmermann (LPZ Tec).

Depois dos debates, os participantes reúnem-se em Grupos de Trabalho (GTs), a partir das 18h, a fim de discutir as propostas de maneira mais detalhada, para que neste sábado (30), em uma plenária, a comissão possa fazer um relatório conclusivo dos debates realizados durante o Fórum.