Fórum Permanente de Educação prossegue no final do mês

31/05/2010 12:08:52 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Kaná Manhães

Evento foi realizado na Cidade Universitária

Integrantes do Fórum Permanente de Educação vão se reunir no final deste mês para elaborar o documento final que será encaminhado ao Conselho Municipal de Educação. O evento foi realizado na semana passada nos dias 27 e 28, no auditório da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária. O objetivo principal foi discutir o tema: “Gestão Democrárica”.

De acordo com a coordenadora geral da subsecretaria Pedagógica, Júlia Abreu, os grupos de trabalhos que estiveram reunidos na última sexta-feira (28), resolveram marcar uma nova plenária ampliada para discutir com mais detalhes o assunto.

- Nós podemos perceber que houve um amadurecimento dos participantes que querem elaborar o documento final do fórum com mais detalhes e sem pressa -, contou.

O evento reuniu cerca de 300 participantes e segundo a coordenadora a realização dele foi um compromisso assumido pela secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Ela explicou que a criação do fórum foi um compromisso da secretária Marilena Garcia, durante a Conferência de Educação realizada no ano passado.

- O Fórum Permanente de Educação será realizado duas vezes por ano. Existe uma comissão que se reúne uma vez por mês. Esse evento é uma oportunidade de construirmos juntos políticas públicas de educação -, informou.
Marilena Garcia acrescenta que o Fórum Permanente de Educação tem o poder propositivo. Todas as propostas serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Educação.

Saiba o que é o Fórum- O Fórum Permanente de Educação Municipal é uma entidade suprapartidária sem personalidade jurídica, formado por profissionais da educação, organizações não governamentais e não governamentais, com atuação na Educação Básica e Superior, assim como as instituições que atuam na garantia e defesa dos direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos, e se caracteriza por ser um espaço permanente de discussão e atuação nas garantias dos direitos.

O evento norteará suas atividades tendo por base os princípios fundamentais estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal e Estadual; a Lei Orgânica Municipal; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEM 9394/96); o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90 ECA); o Regimento Escolar da SEMED e as Resoluções que firmam normas para a Educação Básica e Superior no âmbito dos Sistemas Federal, Estadual e Municipal de Ensino