Fundação Macaé de Cultura qualifica para administração teatral

04/09/2008 16:37:10 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com o objetivo de qualificar funcionários da Fundação Macaé de Cultura, foi realizada no Teatro Municipal de Macaé, das 8h às 12h, de segunda a quarta-feira (3), oficina de administração teatral, coordenada pela empresa Tempos Comunicação e a ong Casa de Criação Dramatúrgica. O workshop foi ministrado por Adriana Gomes, que há seis anos administra teatros municipais do Rio de Janeiro.

Segundo a atriz, produtora e administradora, Adriana Gomes, o projeto não se resume a aulas. “É uma troca de experiências”, disse ela. Os encontros com funcionários e técnicos do Teatro Municipal, Escola de Artes Municipal Maria José Guedes e dos setores de produção e executivo da Fundação Macaé de Cultura foram interativos e dinâmicos. Eles foram finalizados com apresentações de projetos formulados por grupos.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, que visitou a organização não governamental carioca, Casa de Criação Dramatúrgica, buscou a assessoria do grupo com o objetivo de otimizar os serviços prestados pela fundação, vinculada a Prefeitura de Macaé. “Nosso objetivo é a qualificação e a profissionalização da equipe para que possamos trabalhar cada vez melhor”, disse.

Além dessa oficina, outras duas de 12 horas serão realizadas neste mês: produção teatral e iluminação teatral. Ambas serão abertas à comunidade. O presidente da Casa de Criação Dramaturgica e diretor da empresa Tempos Comunicação, Márcio Fontenelle, informou que o grupo atua em diversas vertentes culturais, em especial cinema, teatro e cursos de capacitação profissional. Márcio, que foi um dos criadores e diretores da Faculdade de Cinema Estácio de Sá, presta assessoria à Fundação Macaé de Cultura também para a implantação do Cine Clube Macaé Petrobras.

Márcio disse ainda que as três oficinas também serão realizadas no campus Macaé da Unigranrio. “Cultura é artigo de primeira necessidade”, ressaltou. Ele considera que, com o Cine Clube Macaé Petrobras, o município será pólo regional gerador de cultura. “Macaé é a primeira cidade da região a receber essas oficinas”, informou.

A definição de objetivos e missão; a gestão e a organização administrativa, que inclui a agenda do teatro; escala de horários de eventos e das equipes; regulamento de uso do teatro e contratos foram alguns dos temas da oficina. Adriana Gomes esclareceu dúvidas sobre direitos autorais, sindicalização e registro de profissionais técnicos e artistas, classificação etária dos espetáculos, alvarás para entrada de menores desacompanhados, entre outras. Os participantes receberam apostila com informações variadas e com endereços de sites e telefones de órgãos de referência para a administração teatral.

A Tempus Comunicação, empresa de criação, produção, consultoria e prestação de serviços na área da cultura, e a Casa de Criação de Dramaturgia, ong fundada há dez anos, atuante nos setores cultural, educacional e social, por meio de parceria, formam, capacitam e atualizam profissionais da cultura, além de inseri-los no mercado de trabalho e apoiar suas produções.