Funemac e Cepod convidam universitários para ação junto à sociedade macaense

21/02/2014 14:18:00 - Jornalista: Funemac – Assessoria de Comunicação

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e a Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (Cepod), ambas da prefeitura, firmaram parceria para o implemento de políticas públicas com ação direta dos universitários, visando a promoção da cidadania nas comunidades a partir do trabalho de redução de danos. Trata-se do projeto Voz dos Bairros, que está convocando estudantes voluntários da Cidade Universitária interessados em atuar como pesquisadores nos bairros para conhecer a realidade de cada lugar e o que os moradores precisam para melhorar a qualidade de vida.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (24), no portal da prefeitura, bastando preencher o formulário e enviar para o e-mail politicasobredrogas@macae.rj.gov.br juntando cópia digitalizada de documento que comprove estar matriculado em curso superior neste ano letivo de 2014.

Podem participar alunos a partir do terceiro período de qualquer um dos cursos oferecidos pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), mantida pela prefeitura, e as parceiras Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O trabalho dos universitários será ouvir os moradores, que devem responder ao questionário sobre o que encontram e o que falta no seu bairro. As pessoas não precisam se identificar. A partir do resultado da pesquisa o governo municipal priorizará ações para melhorar a qualidade de vida delas, mapeará as organizações existentes em cada lugar, bem como a rede de serviço público oferecido. Além da participação cidadã dos moradores em seus bairros, o projeto pretende envolver os universitários para que conheçam a realidade do município onde vivem ou estudam.

As informações foram passadas pela gerente do Núcleo de Inserção na Comunidade da Cepod, Telma Lobo. Segundo ela, os estudantes terão 30 dias para concluir a pesquisa. Na inscrição, eles devem dizer por que resolveram participar da pesquisa, fase em que serão selecionados 30 estudantes para a próxima etapa, que será uma oficina de capacitação, com oito horas, quando serão destacados 20 para realizar o trabalho.

O presidente da Funemac, Gleison Guimarães, acredita que a participação dos universitários no Voz dos Bairros seja diferencial.

- O público jovem tem uma dinâmica intensa e mostra-se cada dia mais engajado nas questões da sociedade, fazendo-se presente de maneira real e posicionada. Colaborando voluntariamente no Voz dos Bairros terão a oportunidade de conhecer bem de perto as realidades sociais das comunidades, podendo, inclusive, trazer estas experiências para sala de aula, numa abordagem multidisciplinar -, acredita ele.

O projeto é desenvolvido de forma integrada com as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ordem Pública, Limpeza Pública e Manutenção, Ouvidoria Geral, Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Cetep, vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda, Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial, Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes), e outros órgãos municipais, além do CIEMH² - Núcleo Cultural e Grupo Escoteiro José Passos Junior 95.

- O Voz dos Bairros quer ouvir os moradores para saber deles o que está faltando nas áreas em que vivem, se conhecem o território, o que é oferecido e o que pode ser feito. É um trabalho desenvolvido pelo olhar da própria comunidade. Dessa forma, damos oportunidade às pessoas para reduzirem os danos das drogas, de doenças, enfim para terem uma vida melhor – explica Telma Lobo.

A meta é que o projeto, futuramente, aconteça em todos os bairros do município, mas inicialmente é trabalhado no Setor Amarelo, que compreende os bairros Miramar, Visconde de Araújo, Praia Campista, Campo do Oeste, Sol Y Mar, Riviera Fluminense, e parte do Vermelho, Cajueiros e Centro.

Mais informações sobre o projeto na Cepod, que funciona à avenida Presidente Sodré, 466, no centro da cidade. O público também pode entrar em contato pelo telefone 2765-8700 ou facebook.com/cepodmacae.