Funemac e FeMASS ganham festa pelo trabalho dedicado à população

27/11/2015 09:34:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac Comunicação

Foto: Rui Porto Filho

Fundação Educacional de Macaé comemora 23 anos e Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos celebra 15 anos com muitos profissionais formados

Esta quinta-feira (26) foi dia de emoções e festa nas comemorações dos 23 anos de existência da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e dos 15 anos da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), ambas da prefeitura. Os corais do Colégio de Aplicação (CAp) – que, este ano, completou cinco anos de criação - e da Terceira Idade, do Centro de Convivência da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Livre (Unilivre), abriram o evento, que contou também com mostra de títulos da Livraria e Editora Funemac e inauguração da Galeria de Diretores da faculdade.

- Comemorar com vocês essas duas datas tão importantes para a história da cidade é uma grande emoção. Primeiro porque essa história valoriza as pessoas que fazem a Cidade Universitária acontecer, a FeMASS acontecer, e com sucesso. Que venham muito mais anos no futuro que construímos juntos com muito trabalho -, destacou o presidente da Funemac, Gleison Guimarães.

A coordenadora da Livraria e Editora, Sandra Matsumura, entregou às autoras vencedoras do Prêmio Universitário Literário (PLUMa) os livretos com suas poesias premiadas, presentes ao evento, Carla Pereira, “Ao Leste”; e Yohane Cardoso, “Artefato”. O terceiro livreto será entregue a Uliana Pontes, “Olhos Castanhos”.

A Editora também apresentou na mostra a Revista Farol, da FeMASS, lançada durante a Semana Acadêmica da faculdade municipal; o jornal Correio Universitário, em parceria com a Comunicação da Funemac, que está em sua terceira edição; e os próximos lançamentos que são o livro “Avaliação nutricional de crianças e adolescentes”, em parceria com professores da Faculdade de Nutrição, da UFRJ; o Atlas Socioterritorial de Macaé, em parceria com o Macaé Cidadão, edital para publicação de livros macaenses e abertura de inscrições para o III PLUMa, em 2016, que trará a novidade da categoria Conto.

- Todos esses projetos só foram possíveis com um trabalho conjunto e temos muito a agradecer. Este ano foi de muitas conquistas, avanços e novidades – enfatizou Matsumura.

Na inauguração da Galeira de Diretores da FeMASS, a primeira diretora da faculdade, Leda de Lima Vieira Moraes, também foi a primeira a falar:

- Não posso deixar de agradecer. Esses 15 anos passaram rápido. Com muito trabalho criamos a FeMASS e hoje sinto-me feliz porque ela continua e cada vez melhor com Gleison à frente da Funemac e Larissa Frossard atual diretora da faculdade. Um pouco da educação de Gleison passou por mim como professora e sinto-me honrada por isto. O dia de hoje é importante em dobro para mim porque é um presente no meu aniversário - falou. Leda completou 70 anos nesta quinta-feira.

O filho do professor Miguel Ângelo da Silva Santos, que dá o nome à FeMASS, Aristóteles Cliton da Silva Santos, enriqueceu a história do seu pai, que marcou a construção da educação no município com o desejo e o desafio de fundar escolas em Macaé.

- Meu pai foi o responsável pela formação de muitos alunos em professores e falar da história dele é motivo de orgulho e paixão para mim, toda a família e os macaenses. Ele entrava na escola às sete e só saía às onze da noite e sempre gostando muito de ser professor. Estive na FeMASS no evento do primeiro ano de fundação e volto agora nestes 15 anos quando senti vontade de me manifestar porque meu pai contribuiu muito com o seu trabalho para esta história e da educação no município -, encerrou.

Em seguida, falaram também os ex-diretores presentes, que continuam professores da FeMASS, Sérgio Eduardo Correa Netto e Francisco Carlos Gomes. Além deles, também foram diretores da FeMASS: Paulo Alexandre Adler Pereira, Leonardo Alves Carneiro, Débora de Souza Pinto Lacerda, atual superintendente Acadêmica da Funemac, Robério Fernandes Dias, Meynardo Rocha de Carvalho e Vanessa Arenari Garcia.

No final, foi a hora dos parabéns para a Funemac e a FeMASS com presença também do vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade; do secretário de Comunicação e Gestão Pública, Antônio Luiz dos Santos; da diretora do CAp, Wanessa Leal; e demais servidores, alunos e professores. Quem passava pelo hall da Funemac, onde aconteceu a festa, ficava encantado e parava para deixar a emoção fluir durante a apresentação dos corais.

A Funemac é mantenedora da FeMASS, do CAp, do Centro Municipal de Idiomas (CMI) e parceira da UFF e da UFRJ, que já funcionam na Cidade Universitária, e da Uerj, que está sendo implantada. Está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.