Funemac, UFF e UFRJ pactuam uso de espaços da Cidade Universitária com apoio do MPF

25/09/2014 11:29:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac – Comunicação

Foto: Divulgação

A reunião aconteceu na tarde de quarta-feira (24), na Cidade Universitária

A prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), pactuou com o Ministério Público Federal (MPF), em reunião, na tarde de quarta-feira (24), na Cidade Universitária, a organização dos espaços para melhor acolher as três Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o polo universitário. A Funemac e o MPF se reuniram com representantes da UFRJ, da UFF e da Secretaria Municipal de Obras de Macaé.

Como já pactuado em reuniões anteriores, ficou decidido que a melhor organização dos espaços acontecerá, de fato, quando a UFRJ ocupar o prédio C que será entregue pela prefeitura até o dia 31 de outubro, embora o prazo contratual junto à empresa responsável pela obra seja até 31 de dezembro deste ano. Os técnicos da Secretaria de Obras informaram que o bloco C está em fase final de construção, faltando apenas ajustes nas redes hidráulica e elétrica e na pintura.

No final, o procurador da República, Flávio de Carvalho Reis, que conduziu a reunião ao lado do presidente da Funemac, Gleison Guimarães, lavrou em ata as decisões.

Representando Carlos Levi da Conceição, reitor da UFRJ, a professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell chamou a atenção dos alunos quanto à postura que devem ter no campus, em alusão à manifestação que alguns estudantes da UFF realizaram, na semana passada, pedindo um espaço para a biblioteca setorial do curso de Direito e colando cartazes até em janelas e portas do campus e em área onde funciona a UFRJ.

- A cordialidade acadêmica é o principal sentido que tem de haver entre os alunos, principalmente porque estão em universidades públicas. E o diálogo é sempre o melhor caminho. Não podem usar palavras e atitudes de ameaça que promovam discórdias na vida acadêmica e pedagógica dessas instituições. A UFRJ cumpre todos os acordos feitos e sempre cumprirá, enfatizou Tyrrell.

O procurador fez constar em ata que o aluno presente à reunião levará à assembleia com o corpo discente da UFF a retirada dos cartazes do campus. O objetivo é que haja melhor convivência no espaço social na Cidade Universitária.

O presidente da Funemac ratificou que, assim que a UFRJ ocupar o bloco C, a biblioteca do campus passará a funcionar neste prédio, de forma compartilhada, entre a UFF, UFRJ e a FeMASS, faculdade pública municipal que também compõe o polo universitário.

Também participaram da reunião o diretor do Instituto de Ciências em Sociedade da UFF-Macaé, Mauro Florentino; o coordenador do Nupem, polo Barreto da UFRJ, Francisco Esteves; o vice-diretor da UFRJ-campus Macaé, professor Paulo Melo, e outros membros das IES, bem como equipe técnica da Funemac.

A Cidade Universitária é mantida pela prefeitura, por meio da Funemac, e está localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.