Gestão: prefeitura firma parceria com o Movimento Brasil Competitivo

17/11/2008 14:21:32 - Jornalista: Waleska Freire

Após o período de licença, o prefeito Riverton fez seu primeiro anúncio sobre a administração municipal a partir de janeiro. A prefeitura vai firmar parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para melhorar a gestão da administração pública. "É fundamental a participação de Macaé no MBC para um choque de gestão na administração pública. O município está de portas abertas para receber a equipe técnica de gestão. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida da população", disse Riverton, ao lado da vereadora Marilena Garcia, vice-prefeita eleita.

Riverton e Marilena conheceram o trabalho do MBC em uma reunião sobre o Macaé Raízes. "As técnicas de gestão e capacitação para área pública são desenvolvidas pelo MBC em nove estados, entre eles o Rio de Janeiro, e nas prefeituras de São Paulo e Porto Alegre. O idealizador do MBC é o empresário Jorge Gerdau, que se dedica a levar conceitos de boa gestão para a esfera pública. O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, está muito satisfeito com os resultados do trabalho do MBC", informou Riverton.

O coordenador do MBC, Alceu Castello Branco, falou sobre o interesse em atender Macaé e da importante decisão do prefeito em aceitar a proposta. "Não há interferência na gestão, é uma soma de conhecimentos. Primeiro haverá uma reunião com a prefeitura para avaliação geral e identificação das áreas a serem trabalhadas. Depois será enviada uma equipe técnica do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial para fazer os primeiros diagnósticos das ações a serem implementadas. O controle para saber se essas ações estão sendo executadas é feito trimestralmente", explicou Alceu.

O processo já é feito no governo do estado do Rio de Janeiro. A cada três meses, o governador Sérgio Cabral e seus secretários têm um encontro num auditório do Palácio Guanabara, sede do governo, quando são sabatinados sobre o programa de choque de gestão. A dinâmica é semelhante a um encontro de conselheiros de uma grande empresa.

- Estamos em uma geração de administradores que usam soluções inspiradas na iniciativa privada para melhorar o serviço público. A razão desses gestores assumirem um papel estratégico nos últimos anos foi uma imposição da realidade. Com a estabilização econômica, a crise financeira dos estados ficou mais visível. Somada à Lei de Responsabilidade Fiscal de 2001, a situação obrigou os governadores a procurar alternativas para gerir de modo mais eficiente. O MBC propõe uma série de medidas para reequilibrar o setor público, disse a vereadora Marilena Garcia.