Ginástica laboral: mais saúde e disposição no trabalho

09/10/2009 10:35:54 - Jornalista: Joice Trindade

A ginástica laboral, como o nome indica, é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais. Essa modalidade está sendo praticada pelos funcionários que atuam no prédio da Secretaria de Educação de Macaé (Semed), todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 9h15.

A iniciativa da subsecretaria de Educação, Cultura, Saúde, Lazer e Esporte visa ainda integrar os funcionários e propiciar mais ânimo, disposição e concentração para o trabalho. “A melhoria da estima, correção de problemas posturais e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, são alguns pontos que preocupam qualquer setor de trabalho. Por isso, resolvemos implementar esta atividade física. A cada dia contamos com a adesão de mais funcionários”, ressaltou a subsecretária de Educação, Cultura, Saúde e Lazer, Conceição de Maria.

Para participar da ginástica laboral, todos os que atuam na Semed responderam a um questionário social e físico que destaca questões sobre saúde e trata de aspectos como o sedentarismo. “Nosso objetivo é que todos os profissionais se movimentem”, destacou.

Para descontrair os servidores públicos e visitantes da Semed que almoçam no refeitório da secretaria, todas às primeiras terças-feiras do mês acontece o “Terça com Arte”, com música ao vivo. Para Conceição de Maria esta é mais uma forma de integrar e alegrar os funcionários que muitas vezes só se encontram no refeitório para almoçar.

Ginástica Laboral- A proposta da atividade é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que não sobrecarregam nem cansam o funcionário, porque é leve e de curta duração.

Vantagens da ginástica laboral:
- Trabalha a reeducação postural;
- Alivia o estresse;
- Diminui o sedentarismo;
-Promove a saúde e uma maior consciência corporal;
-Aumenta a integração social;
-Melhora o desempenho profissional;
-Diminui as tensões acumuladas no trabalho;
- Previne de lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
- Diminui a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.