Governo e NUPEM inauguram Laboratório Integrado

08/12/2023 18:18:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho

Laboratório é fruto da parceria com a Prefeitura e tem foco no mapeamento e estratégias para proteção

O desenvolvimento de análises clínicas e estudos avançados em Saúde, voltadas a promover o mapeamento de doenças e a criação de estratégias para proteção e imunização da população de Macaé e da região, faz parte da proposta do LIDEN - Laboratório Integrado de Doenças Emergentes e Negligenciadas, inaugurado nesta sexta-feira (8) pelo governo municipal em parceria com Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ).

A unidade construída no campus do NUPEM em Macaé representa mais uma entrega realizada pelo prefeito Welberth Rezende à população neste final de ano e fortalece a rede de prevenção em Saúde.

“Nós tivemos o menor índice de óbitos por Covid-19 e realizamos o trabalho pioneiro de mapeamento de variantes da doença através desta parceria, um legado que nos permite hoje celebrar esta nova fase da cidade. E a nossa proposta é ampliar essa parceria, expandindo a área do NUPEM, melhorando a infraestrutura para os alunos e professores”, ressaltou o prefeito.

O LIDEN tem origem a partir da formação do laboratório de campanha montado pelo NUPEM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2020, unidade responsável por desenvolver pesquisas sobre a circulação de variantes da Covid-19.

“O apoio do governo municipal é fundamental para o nosso trabalho de pesquisa aqui em Macaé e, por isso, conseguimos avançar bastante no desenvolvimento de novos projetos aqui na cidade. Estamos cuidando do nosso maior patrimônio, que é o intelectual, permitindo que possamos devolver à cidade serviços de qualidade para a população”, apontou o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho.

A nova etapa de pesquisas do LIDEN também segue a parceria já estabelecida com a Secretaria municipal de Saúde.

“Esse laboratório é o reflexo do trabalho que realizamos durante a pandemia da Covid-19 ampliando a linha de pesquisas que realizamos aqui no Instituto. E esta nova área que abordamos traz para Macaé um retorno científico importante, além da formação técnica de profissionais”, destacou a Diretora do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ), Cintia Monteiro de Barros.

A inauguração do LIDEN também contou com a participação do Secretário de Saúde, Alexandre Cruz; de Obras, Felipe Bastos; do promotor do Ministério Público Federal, Fábio Sanches; o Professor, pesquisador e fundador do NUPEM/UFRJ, Francisco Esteves, além do corpo docente e alunos do NUPEM.