Gripe A: aulas na rede municipal retornam dia 17

30/07/2009 17:32:26 - Jornalista: Waleska Freire

Em reunião realizada nesta quinta-feira (30) os secretários municipais de Saúde e Educação, Eduardo Cardoso e Marilena Garcia, decidiram adiar o início do segundo período letivo de 2009 nas escolas da rede municipal e na Cidade Universitária para o próximo dia 17 de agosto. A medida foi adotada visando a segurança e o bem estar da população, considerando as atuais condições de propagação no país da Gripe A, as recomendações do Ministério da Saúde e das secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

As escolas do município estarão abertas neste período tendo os profissionais da Educação como agentes de informação para a comunidade. Para isso, eles receberão capacitação na próxima quarta-feira (5), a partir das 9h, na Cidade Universitária. O evento - denominado “Mobilização para Enfrentamento da Gripe Suína” - está sendo organizado por um grupo de trabalho formado pelos médicos André Faria e Laila Nunes; as subsecretárias de Educação, Conceição de Maria e Gelda Tavares e a presidente do Sindicato Representante das Escolas Particulares, Marisa Maia Curvelo.

Eduardo Cardoso informou que a demanda de atendimentos em todas as unidades de saúde sofreu um aumento de 70% devido aos casos de gripe.

- Nossa preocupação agora é com o grande número de pessoas que está retornando de viagens em férias com seus filhos. Com o tempo frio, as salas de aulas tendem a estar com janelas e portas fechadas, por isso recomendamos a suspensão das aulas nas redes pública e particular. Na segunda quinzena de agosto acreditamos que o clima terá mudado e as pessoas que tiverem vírus de gripe já terão manifestado sintomas e passado o período de transmissão, explicou o secretário.

Para Marilena Garcia, a definição de estratégias e prazos foi importante porque é uma interrupção do retorno das aulas onde os professores, diretores, supervisores e demais funcionários estarão atuando como agentes.

- Não é a suspensão do funcionamento das escolas e nem prolongamento das férias. Vamos capacitar nosso pessoal, orientar sobre o uso do sabão de coco nos banheiros com água, da importância das janelas abertas, do período necessário para o aluno resfriado ficar em casa, da distância entre uma pessoa e outra ao espirrar, entre outros dados importantes que serão informados durante a Mobilização. Estamos analisando como será a reposição dessas aulas para que não haja prejuízo para os alunos, ressaltou Marilena.

Audio

Entrevistado: Dr Eduardo Cardoso Secretário de Saúde
Reporter: Eraldo Manhães