Gripe aumenta procura pelas unidades de saúde

21/07/2009 15:12:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o aumento no número de casos da gripe A (H1N1) em todo país, as unidades de saúde tem recebido muitos pacientes com sintomas de gripe nos últimos dias. Em Macaé, dados da secretaria de Saúde mostram que houve aumento no número de atendimentos.

No setor de pronto atendimento do Hospital Público Municipal (HPM), só na segunda-feira (20) foram atendidas 533 pessoas com sintomas de gripe, sendo que a média de atendimento por dia é de 300 pessoas. Do total de atendimentos, nenhum caso foi considerando suspeito de Gripe A pela equipe médica.

O secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso, ressalta que o ideal é que as pessoas procurem as unidades mais próximas de sua residência, e após a avaliação médica, se for necessário, o paciente será encaminhado para o HPM.

Devido às diversas mudanças determinadas pelo Ministério da Saúde nos protocolos de atendimento às vítimas da nova gripe, o secretário de Saúde de Macaé, irá realizar nesta quarta-feira (22) uma reunião com toda sua equipe técnica para que seja traçado um novo fluxo de atendimento.

- No primeiro momento, os casos suspeitos deveriam ser levados para as unidades de referência no Rio de Janeiro. Agora o Ministério da Saúde determina que os pacientes fiquem nas suas cidade e que só deve ser enviado o material coletado para o exame. Com tantas mudanças, precisamos providenciar uma nova estrutura, com profissionais e leitos para atender os pacientes, frisou Eduardo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes tem apresentado sintomas leves da nova gripe e são orientados a voltar para casa e permanecer em repouso. “Devem retornar ao médico as pessoas que tiverem uma piora no quadro, como febre muito alta e falta de ar”, alerta o coordenador de enfermagem do HPM, Ivanildo Drumond.

Suspeita – Na última semana, quatro pessoas que participaram de um evento religioso em Macaé, apresentaram os sintomas da Gripe A, com febre alta, dores no corpo, tosse e dor de garganta. As vítimas passaram por avaliação médica no Centro de Triagem, montado anexo ao HPM, onde fizeram o exame de Swab, para diagnóstico da doença.

A secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame, que é realizado no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. De acordo com dados da equipe técnica do HPM, nesta terça-feira (21), os pacientes que estão em observação domiciliar, já tiveram uma melhora dos sintomas, todos estão sem febre.

Prevenção – Para evitar a contaminação pela nova gripe as pessoas devem lavar as mãos constantemente, proteger a boca e o nariz ao espirrar ou tossir e nunca compartilhar utensílios. A mão deve ser lavada quantas vezes forem necessárias, sempre que chegar ou sair de algum ambiente ou após contato com outras pessoas.

Evite aglomerações e deixe os ambientes sempre arejados: não é recomendado ficar em lugares com grande acúmulo de pessoas. Mesmo no inverno, o ideal é deixar o ambiente arejado, principalmente os dormitórios, são algumas das indicações dos especialistas.

Cubra boca e nariz ao espirrar ou tossir. Evite colocar as mãos nos olhos e boca: levar as mãos ao rosto é a forma mais simples de contágio. Quando espirrar, use um lenço de papel, que pode ser jogado fora depois.

O Ministério da Saúde recomendou que pessoas com um ou mais sintomas de gripe (vale lembrar: febre alta e repentina, tosse, dor de garganta, fadiga ou dores musculares) devem procurar uma unidade de saúde.