Grupamento da Guarda de Macaé combate incêndio no Parque Atalaia

02/07/2009 17:04:14 - Jornalista: Cláudia Massad

Foto: Divulgação

Além de combater o fogo, equipe do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal realizou varredura na região serrana de Macaé

Esta semana o Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé combateu incêndio na área de amortecimento do Parque Municipal Atalaia. O incêndio foi detectado pela equipe do Projeto da Patrulha Aérea de Prevenção Ambiental, Reconhecimento, Apoio, Salvamento e Informações – Paparasi da Guarda Municipal de Macaé, realizado com ultraleve.

Logo ao constatar o fogo, foi feito comunicado ao gerente do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda, Madson Nazareno, que realizou, com sua equipe, varredura na área serrana de Macaé.

Foram encontradas diversas armadilhas para pássaros, como a arapuca, que é feita com pequenos pedaços de gravetos; o alçapão; o lacinho; ratoeira e armadilha para tatu. Vários sanhaços e papa-capim foram encontrados nas armadilhas, que foram recolhidas e os pássaros soltos pela equipe de Meio Ambiente da Guarda.

O Grupamento de Meio Ambiente da GM

O Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé foi criado em 2007, possui 24 homens e tem diversas atribuições. Todos do grupamento trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo a população 24 horas.

As ações do Grupamento são realizadas nas praias dos Cavaleiros, Pecado, Campista e Barra; Lagoa de Imboassica; Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; Parque Atalaia e na serra macaense.

O Grupamento mantém parcerias com o Corpo de Bombeiros; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; Marinha do Brasil; Policias Militar, Florestal e Federal; Empresas Bj do Brasil e Sampling; Poço das Antas; Instituto Chico Mendes; Guarda Florestal de Rio das Ostras; Escola de Pescadores; Defesa Civil de Macaé e de Carapebus e subsecretaria de Comunicação Social de Macaé.

A equipe do Grupamento ajuda o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios e já foram solucionados 80% dos focos de incêndios detectados; 377 animais foram capturados, uma média de 20 por mês. Logo após o resgate, os animais são levados para tratamento com veterinário da Prefeitura de Macaé e soltos em seus habitats naturais.

Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-2820949 ou 2773-0466, ou ainda pelo 153.