Grupamento para Resgate da Guarda Municipal forma mais pára–quedista

27/08/2008 11:57:04 - Jornalista: Cláudia Massad Liese

A equipe de pára-quedismo da Guarda Municipal de Macaé que compõe o Núcleo Aéreo - Paparasi - Projeto da Patrulha Aérea de Prevenção Ambiental, Reconhecimento, Apoio, Salvamento e Informações, realizado com Ultraleve, formou mais um pára-quedista este mês. A equipe conta com seis homens e trabalha prestando serviços de resgate em acidentes em áreas de difícil acesso, na região de selva.

O novo formando é o GM Sérgio Codeço que realizou o curso com 16 Saltos. Todos os saltos foram acompanhados pelo Instrutor da Guarda de Macaé de pára-quedismo, GM Luiz R. Monteiro. O Instrutor de Salto Livre é credenciado pela Confederação Brasileira de Pára-quedismo, homologado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e tem mais de 500 saltos livres.

O grupo é pioneiro nas Guardas Municipais e está servindo como modelo para outros municípios, que tem procurado a GM de Macaé para ajudar a implantar o Grupamento de Resgate em suas cidades.

O instrutor Luiz informou que para compor o grupo é necessário ser pára-quedista na modalidade salto livre e estar em condições físicas e psicológicas. “Nós temos ido a diversos municípios ajudando a formação de outros pára-quedistas e temos apoiado as estruturas oferecidas aos passageiros no aeroporto de Macaé”, disse Luiz.

Na próxima semana, o grupamento fará uma visita à Brigada Infantaria Pára-quedista, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto as novas técnicas de salvamento, que inclui salto com cão de busca e salvamento, já utilizado em todo o mundo. Os saltos de treinamento são realizados na Barra da Tijuca, no Aeroporto Jacarepaguá, onde existe uma área específica para os saltos livre a mais de 10 mil pés.