Grupo Portadores da Alegria vai participar de Festival de Joinville

03/07/2009 14:45:32 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Bruno Campos

Presidente da Fundação Macaé de Cultura dá todo apoio ao grupo Portadores da Alegria

Com uma visão enriquecedora do que é cultura e disposta a ouvir todos os segmentos culturais e artísticos e da importância que é para o município ter este segmento atuante, a presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly recebeu esta semana a presidente do núcleo de dança para pessoas com deficiência Portadores da Alegria, Vânia Tolipan.

No encontro, Vânia fez uma preleção rápida de como é o núcleo, das conquistas e de suas premiações conquistadas ao longo desses 10 anos de fundação.
- Desde o “Primeiro Fórum de Portadores de Deficiência”, ocorrido em dezembro de 1998 em Macaé, que várias portas se abriram e tivemos muitos avanços que tanto nos dignificam como cidadãos macaenses, comentou.
Para exemplificar essas conquistas o grupo Portadores de Alegria foi classificado mais uma vez para participar do Festival de Dança de Joinville, sendo atualmente considerado o maior festival de dança do mundo. Serão 11 bailarinos competindo na categoria contemporâneo com duas coreografias, assinadas por Oyama Queiroz.
Esta será a quarta participação do núcleo neste festival, que freqüenta desde o primeiro ano que abriu inscrições para portadores de necessidades especiais. “Temos muito orgulho de participar de eventos como este, isto só nos engrandece e estimula a continuar na nossa caminhada”, declara Vânia.
Por sua vez, Sheila encantada com a dedicação e a força de vontade desse grupo, declarou: “Tenho muito prazer em poder apoiar este grupo. Vocês são especiais em vários aspectos, não só pelo desafio de vencer as limitações físicas dançando, mas de levar ao público de que é possível ser feliz e realizado”, comentou.

Histórico dos Portadores de Alegria

Em 20 de outubro de 1999 foi fundado Núcleo de Dança Portadores de Alegria (NDPA). O núcleo realiza seu trabalho com a multiplicação dessa idéia, estimulando a dança, as artes em geral, procurando integrar-se (tornar-se íntegro!) através do lazer; obtendo resultados no desenvolvimento próprio, e oferecendo condições para que se possam atuar como elementos facilitadores no processo de dignificação das pessoas portadoras de deficiência, no respeito pelo ser diferente.

Atua também na capacitação de profissionais para desenvolverem atividades, alimentando o processo sócio-educacional, divulgando e promovendo seus trabalhos em palestras, simpósios, fóruns, congressos, festivais, mostras, boletins, mantendo amplo intercâmbio com sociedades similares, nacionais e internacionais. Fundamentalmente, tem-se procurado incluir a pessoa portadora de deficiência, familiares e amigos através de ações que desenvolvam capacidades, disseminem valores e conscientizem a sociedade, a fim de garantir qualidade de vida e seu direito inalienável à cidadania. Não comercializar as aulas ministradas aos seus integrantes, quaisquer que sejam. Todas as atividades são completamente gratuitas.

Os “Portadores de Alegria” é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidades:
- integrar a pessoa portadora de deficiência através da arte da dança, rompendo as barreiras da discriminação, fazendo dessa atividade um instrumento de descoberta do próprio corpo, explorando ao máximo o prazer dessa vivência e suas possibilidades terapêuticas;
- estimular – através de suas performances (sempre gratuitas), em congressos, simpósios, mostras e festivais de dança – a formação de novos núcleos de filosofia semelhante.