Grupo Tortura Nunca Mais realiza oficina na Cidade Universitária

28/11/2008 18:20:32 - Jornalista: Grazielle de Marco

A equipe clínico-grupal do grupo Tortura Nunca Mais estará neste sábado (29), a partir das 9h, na Cidade Universitária, realizando a oficina Violência e Direitos Humanos. Participarão da atividade profissionais de saúde, direito e educação, entre outros.

O objetivo da oficina é capacitar profissionais em Saúde e Direitos Humanos (rede pública e particular) para atender melhor os usuários destes serviços, fornecendo-lhes ferramentas clínicas e jurídicas que possibilitem identificar e lidar com as situações de tortura e violência do Estado experimentadas pelos pacientes.

As oficinas foram criadas pelo grupo a partir das experiências de seus integrantes no atendimento aos atingidos pela violência do Estado. No início, esse trabalho se referia principalmente à violência relacionada à ditadura militar. Hoje a violência que a população brasileira enfrenta tem diversas nuances, relacionando-se ao tráfico de drogas, existência de confrontos armados, torturas praticadas em prisões, etc. A partir do reconhecimento deste quadro, os integrantes sentiram a necessidade de ampliar o trabalho para outras camadas da população atingidas pela violência. Surgindo assim as oficinas itinerantes Saúde e Direitos Humanos.

A Equipe Clínico-Grupal Tortura nunca Mais vem realizando, desde 2002, a atividade das Oficinas Clínica e Direitos Humanos, que tem ampliado os horizontes de seu trabalho clínico. Em Macaé a atividade terá a coordenação de Marco Aurélio soares Jorge e Cristiane Assis Cardoso.