Grupos de jovens do PMPE discutem participação na Expo Macaé

20/07/2007 17:45:34 - Jornalista: Catarina Brust

Os grupos de turismo e produção de evento que participaram do Programa Macaé Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã, se reuniram nesta sexta-feira (20), na Associação Comercial, Industrial de Macaé (Acim), com técnicos da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) para discutir a participação na XXVIII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, a Expo Macaé 2007. Durante o evento, os jovens divulgarão seu trabalho para o mercado e buscarão parcerias.

Os 22 jovens do Art Produções & Eventos e do Friends Tur se qualificaram em assistentes de produção e áudio-iluminação e orientadores de turismo local, durante a implantação do PMPE. O projeto foi desenvolvido em 15 pólos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instalados na cidade. Nesta etapa do projeto, os grupos recebem orientação do Sebrae e apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), através do Projeto Empreender.

- O objetivo da reunião é acertar detalhes para a participação dos grupos dentro da Expo Macaé 2007, e também para discutir a inserção no mundo do trabalho. Agora, são orientados para se organizarem como entidade. Eles já descobriram que juntos são mais fortes. Na Expo Macaé, os grupos terão cada um o seu estande e poderão mostrar seus trabalhos para o mercado - ressaltou o técnico da Semtre, Robério Fernandes, que dirigiu a reunião com os jovens realizada na Acim. Wilma Nery, que acompanha os grupos da Semtre, também participou da reunião.

Waldemir Ribeiro, coordenador do grupo de produção de eventos diz que o objetivo agora é montar uma cooperativa. “Acredito que com esse projeto poderemos ir mais longe. Com esse curso, desenvolvemos nosso conhecimento e, particularmente, gostei do curso de produção de eventos”, lembrou Waldemir Ribeiro, que também quer fazer cursos na área de petróleo.

Já o jovem Wallace Felipe, coordenador do grupo de turismo, lembrou que pôde conhecer mais da história de Macaé durante o curso do PMPE. “Eu sou de Barra Mansa, mas morava em Angra dos Reis. Estava em Macaé e nem pensava em ficar na cidade. Depois do curso a idéia é outra. Foi bastante legal. Visitamos pontos turísticos da cidade e o museu. Gostei da cidade e pretendo seguir carreira na área de Turismo”, disse. No final do ano, ele quer tentar uma vaga para o curso de técnico de Turismo.