Água e esgoto: obras prosseguem no Lagomar

15/03/2016 10:13:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

Assentamento de tubulações faz parte da obra realizada em parceria com a Cedae

A realidade do Lagomar é outra. Longe está o tempo em que as ruas eram um buraco só, com muita poeira nos dias de sol ou lama nos de chuva. Hoje, as ruas estão pavimentadas, têm calçadas, meios fios e iluminação. Todas elas, das maiores aos becos e travessas pequenas. O ônibus, que pareciam artigo de luxo, passam pelas ruas do bairro que conta com boas residências, escolas, unidades de saúde. É uma cidade dentro de outra cidade maior.

O que representa morar hoje no Lagomar? Quem melhor para falar sobre isso do que os próprios moradores? Fátima Nunes Santos, 43 anos, é um deles. Residente na W14, e há 14 anos no bairro, sua primeira opinião foi sobre a água que, finalmente, está chegando ao bairro. Ela já viu obras da prefeitura e da Cedae que instalou tubulações. "Estamos esperando há tanto tempo que nem acredito. O Lagomar mudou muito. Quando vim pra cá, não tinham tantas casas, as ruas eram escuras e nem ônibus passavam. Agora, estou sabendo que além da água, vem também o esgoto tratado. Aí estaremos com muito mais qualidade de vida", disse Fátima.

Já Maria José da Silva Pessoa, outra moradora da W14, há 13 anos no bairro, diz que não tem o que reclamar em relação às melhorias. "Quando cheguei era mato, ruas cheias de buracos, muita lama, poeira, lixo espalhado. Hoje temos asfalto, meios fios, calçadas e as ruas já têm redes de esgoto. O caminhão de lixo passa todo dia. Eu combato à dengue, tenho o maior cuidado para evitar o mosquito. Muitos não fazem, não colaboram. Eu cuido da minha casa", concluiu Maria José.

Ações no Lagomar

As obras de urbanização da fase 3 do Projeto Lagomar estão concluídas e a prefeitura investe no abastecimento de água e a captação e tratamento do esgoto, duas importantes áreas para a garantir qualidade de vida à população.

Em parceria com o governo do Estado, através da Cedae, as intervenções têm como o objetivo atender as localidades situadas na área norte da cidade com o abastecimento de água potável. De acordo com a Cedae, a ampliação vai beneficiar mais de 50 mil pessoas. Na parceria, a Cedae entra com logística, tubulação e parte da mão de obra, e a prefeitura com o maquinário e apoio no assentamento dos tubos.

Homens e máquinas trabalham nas proximidades dos bairros Lagomar e Engenho da Praia e RJ-106 Norte (Rodovia Amaral Peixoto), concluindo os ajustes na instalação da nova adutora chamada linha 2, através da qual a capacidade de tratamento de água passará de 700 para 800 litros por segundo.

Para instalar essa nova adutora, a da rede de linha fina de distribuição de água, a Cedae percorre um longo caminho: são quase 20 quilômetros do Reservatório de Santa Mônica até o Lagomar, que passam pela Aroeira, beira o Canal do Capote, Novo Botafogo e chega à Linha Azul, onde a tubulação vai conduzir a água tratada até as localidades beneficiadas.

As obras recebem o apoio das Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O secretário Célio Chapeta destaca que a prefeitura está recuperando o calçamento das ruas após essa instalação. Esse serviço também é acompanhado pela Secretaria Mobilidade Urbana.

As tubulações utilizadas na ampliação da rede de abastecimento de água têm seis metros de comprimento e grande peso, quase mil quilos cada. Segundo a Cedae, a nova adutora tem a capacidade de conduzir 500 litros de água por segundo, para abastecer uma população de até 200 mil pessoas.

As ligações, que vão levar a água a todas as casas, já estão prontas e recebem pequenos ajustes para interligar a nova rede. A nova adutora vai beneficiar o Lagomar, Engenho da Praia, Barreto, Jardim Franco, Aeroporto, Complexo da Ajuda, Imburo e outras localidades desta região da cidade.

A ampliação do abastecimento de água tem como meta acompanhar o crescimento da cidade no eixo da Linha Azul, beneficiando ainda Malvinas e Nova Esperança. O aumento do sistema de abastecimento prevê ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque; construção de novo reservatório com capacidade para 5 mil metros cúbicos; 12 mil novas ligações prediais; construção de 34.496 metros de tubos finos com diâmetros entre 50 mm e 200 mm, entre outras ações.

Saneamento básico - Com previsão de entrarem em operação ainda neste primeiro semestre, os trabalhos para que o Lagomar tenha captação e tratamento de esgoto, de forma adequada, estão em fase de conclusão. No momento, a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro passa pelo serviço de impermeabilização. As estações elevatórias e a rede já estão prontas e foram inspecionadas pela empresa concessionária.


Fotos Relacionadas