Guarda Ambiental, Defesa Civil e Quanta Geração vistoriam represa na serra

28/11/2008 17:59:07 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Na tarde de quinta-feira (27), a Guarda Ambiental Municipal e a secretaria de Defesa Civil de Macaé, acompanhados por representantes da Quanta Geração, estiveram na represa da antiga usina hidrelétrica situada entre Glicério e Frade, para verificar as condições da mesma, por causa das fortes chuvas que caem no município há quase duas semanas.

De acordo com Madson Nazareno Oliveira Pereira, chefe da Guarda Ambiental de Macaé, a equipe coordenada por ele está na região serrana, desde o início das chuvas, verificando as condições das estradas e das encostas e vistoriando os mananciais. Preocupado com a grande quantidade de água junto à represa, ele acionou a Procuradoria Geral do Município, que solicitou a presença de técnicos da Quanta Geração, empresa responsável pela produção de energia na região e pela antiga usina hidrelétrica, que não funciona há mais de trinta anos, mas está sendo recuperada para voltar à ativa. Também foi acionada a Defesa Civil de Macaé que enviou ao local os técnicos Tiago Resende e Alexandre Carvalho.

Da Quanta Geração participou da ação a geóloga Alessandra Gonzaga de Oliveira e o coordenador Joandi Silva de Oliveira. Segundo Alessandra, embora a cachoeira esteja com grande volume de água, a antiga represa não apresenta risco de rachaduras. “Chove há muitos dias, mas a represa continua segura. É uma construção antiga, com paredes espessas. Foi construída há muitos anos, com pedras grandes, argamassa e óleo de baleia, mas não apresenta riscos”, disse a geóloga, informando que a Quanta Geração vai continuar monitorando a área, para segurança da população. “Esta represa funciona como um dique de alívio, represa a água e vai liberando aos poucos, para evitar enchentes. A área está segura”, ressaltou.

O chefe da Guarda Ambiental Municipal colocou que o órgão está fazendo um levantamento da situação de toda região serrana. Disse que os mananciais estão cheios, mas sem riscos e os maiores problemas são as quedas de barreiras e os buracos na pista da estrada que liga o Frade ao Trevo da BR 101. “O problema mais sério em relação às estradas é a situação da que liga o Frade ao Sana, que está com muita lama, por quedas de barreiras, e com pedras grandes na pista. Para solucionar a questão, foi acionada a secretaria do Interior, que enviou homens e máquinas, para efetuar a limpeza das estradas”, colocou Madson Pereira.