Guarda de Macaé cria Grupamento Especial para atuar no calçadão

30/09/2009 16:56:58 - Jornalista: Claudia Massad

Foto: Kaná Manhães

O Grupamento fará também o apoio a fiscalização de Posturas de Macaé

A Guarda Municipal de Macaé criou, este mês, o Grupamento Especial de Ordem Pública (Geop) com objetivo de exercer o trabalho de segurança e fiscalização do calçadão da Avenida Rui Barbosa, entre as ruas Silva Jardim e Tenente Coronel Amado.

O Geop terá equipe para identificar a prática de atos contrários às normas estabelecidas no Código de Atividades Econômicas e de Posturas, retendo mercadorias e encaminhando-as à Subsecretaria Municipal de Fiscalização de Posturas de Macaé. Fará também o apoio a fiscalização de Posturas de Macaé.

Equipe do Grupamento Especial de Ordem Pública vai garantir a livre circulação de pedestres e evitar a permanência de pedestres na condição de pedintes.

O Grupo vai promover o patrulhamento das praças e demais áreas de lazer e
contribuir no controle do trânsito de veículos nas áreas sob sua fiscalização, em apoio a Macaé Trânsito e Transporte – Mactran, solicitando, quando necessário, a presença dos servidores do órgão executivo de trânsito.

Os agentes do Geop vão auxiliar na fiscalização do meio ambiente no perímetro urbano do primeiro Distrito do Município.

Outra atribuição do grupamento é impedir a permanência e a circulação de motocicletas e bicicletas, ainda que empurradas por seus condutores, assim como a locomoção de uso de patins, skates e patinetes no calçadão.

O secretário Municipal de Ordem Pública, que responde pela presidência da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco, falou sobre a criação do Grupamento Especial de Ordem Pública.

- O calçadão está cada vez com mais pessoas transitando diariamente. É necessário que se tenha segurança para a população que procura o local para fazer suas compras e também fiscalizar o comércio informal, que não pode ser confundido com o dos ambulantes autorizados a vender seus produtos. Não podemos esquecer que o preparo e profissionalismo demonstrado pelos guardas municipais refletem o investimento em humanizar cada vez mais a Corporação para a construção de um projeto coletivo de segurança, frisa Antônio Franco.

O gerente do Grupamento Especial de Ordem Pública, Milton Neves Ascenciano observou que os agentes da Guarda Municipal de Macaé vão estar no calçadão informando à população as leis específicas do calçadão.