Guarda Municipal promove palestra sobre Aids

11/04/2008 15:05:50 - Jornalista: Cláudia Liese

Os integrantes do projeto Guarda Sênior, da Guarda Municipal de Macaé, participaram nesta sexta-feira (11) de palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. A palestra faz parte das ações sociais da Guarda dentro do projeto, que atende a cerca de 100 idosos.

De acordo com o diretor-presidente da Guarda, Luiz Cláudio de Carvalho, o o objetivo foi alertar sobre os perigos de transmissão da Aids e das DSTs, especialmente para as pessoas acima dos 60 anos.

- Homens e mulheres na terceira idade estão fazendo sexo sem prevenção e se contaminando com o vírus da Aids. A Aids está crescendo muito na terceira idade. Os idosos acreditam que por causa da idade não serão contaminados, e com a palestra eles constataram que isso é mentira. Todos têm que se prevenir dos jovens, aos idosos, comentou.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança disse que o objetivo das palestras é incluir os idosos entre os grupos que precisam de atenção especial quanto à prevenção - ao lado de homossexuais, prostitutas, viciados em drogas injetáveis, jovens heterossexuais que estão iniciando a vida sexual e mulheres casadas.

- Temos que atingir uma população que não está acostumada ao uso do preservativo e se sente imune aos riscos da contaminação. Os guardas sêniores – grupo da terceira idade - foram acostumados a assistir a propagandas voltadas apenas para a sexualidade dos jovens. A palestra mostrou que a contaminação também se dá e está crescendo muito entre os idosos, observou Elaine.

A guarda sênior Antônia Rezende, 60 anos, separada, afirmou que nunca tinha visto uma camisinha. "O sexo, para mim, tem que ser feito somente quando há amor e muita amizade. Na minha época não usávamos camisinha. Hoje foi a primeira vez que vi de perto uma. A palestra me mostrou um lado que nunca tinha imaginado", conclui Antônia.

Importância da prevenção


A palestra, realizada no auditório da Guarda, foi ministrada pela assistente social do Programa Municipal DST/Aids em Macaé, Roselle Galvão, que mostrou a importância do uso do preservativo e do sexo com responsabilidade.

Na palestra, ela mostrou que O Ministério da Saúde, as organizações não-governamentais e os médicos infectologistas alertam que a Aids está crescendo na terceira idade. Os números da doença em pessoas com mais de 50 anos crescem no País como em nenhuma outra faixa etária - de 1993 a 2003, houve um aumento nos casos confirmados de 130% entre os homens e de 396%, entre as mulheres.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria, a situação é alarmante em todo o Brasil e o tema está virando assunto nos principais congressos da classe. A falta de cultura sobre o uso do preservativo nesta faixa etária é a maior causa de notificações das doenças sexualmente transmissíveis.
Roselle Galvão explicou que o vírus HIV entra pelo corpo através de relação sexual; do contato sangüíneo (uso de agulhas e seringas contaminados ou transfusão de sangue) e da contato mãe e filho, através da gravidez, parto e amamentação. Ela ressaltou a importância do uso da camisinha e dos cuidados com agulhas, seringas e transfusões para evitar o contágio.

Alicate de unha e Aids

Durante a palestra muitas perguntas foram feitas pelos guardas seniores. Todos queriam saber sobre a contaminação por alicate de unha. A assistente social explicou que para se contaminar com alicate de unha é preciso que tenha sangue vivo de uma pessoa no alicate. Roselle frisou que o vírus vive de três a quatro minutos no ar.

- A contaminação por alicate de unha pode acontecer, mas é muito difícil que ocorra. É preciso que o sangue de uma pessoa esteja no alicate e que outra pessoa use-o nos quatro minutos seguintes, frisou Roselle.