Guarda Sênior comemora Dia Nacional do Idoso com mostra de fotos e slides

25/09/2009 15:18:28 - Jornalista: Cláudia Massad

Foto: Robson Maia

Ao todo, programa tem 100 guardas seniores

Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso a equipe do programa social Guarda Sênior, vai promover na próxima semana, no quartel da Guarda Municipal de Macaé, a II Mostra de Fotos e Slides dos agentes seniores. A abertura será feita nesta terça-feira, às 9h, pelo secretário municipal de Ordem Pública, que responde pela presidência da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco. A exibição será aberta ao público, e fica em cartaz até a próxima quinta-feira (1).

A exposição tem como objetivo valorizar o trabalho dos idosos e mostrar aos familiares e visitantes as atividades dos seniores em seus locais de trabalho, no lazer e nas palestras, bem como o que a Guarda Municipal tem proporcionado a todos eles desde o início do programa.

O programa Guarda Sênior foi implantando pela Guarda Municipal de Macaé, com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, e atende a 100 idosos. Os guardas cumprem escala de cinco horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população.

Os seniores recebem apoio em todos os setores, com vários atendimentos, como serviço odontológico. O grupo também realiza encontro mensal – Manhã Saudável – na sede da Corporação, com atividades físicas e se integram em um café da manhã. Os guardas apóiam todos os acontecimentos solidários do município.


Palestras

Durante a II Mostra, diversas palestras serão realizadas para os guardas seniores. Na terça-feira (29), na parte da manhã, a assistente social, gerontóloga e responsável pela Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares (ABRAz), Maria de Lurdes Ferreira Peixoto, vai conversar sobre Sexo na Terceira Idade. Na parte da tarde, o diretor de Operações Especiais da Guarda de Macaé - Dopesp, tenente Rezende vai falar sobre segurança.

Na quarta-feira (30), na parte da manhã, os seniores participam de uma palestra com os sub-coordenadores da Guarda Sênior Túlio e Rodrigues, que vão relembrar questões sobre Disciplina. Á tarde a palestra será sobre ‘Como zelar pelo Patrimônio do Município de Macaé’, com o diretor do Departamento de Patrimônio da Guarda – Depatri, tenente Apolinário.

A coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, frisou a importância da Mostra para a auto-estima dos seniores.

- Para os seniores é de extrema importância expor o que realizam. Isso eleva a autoestima e faz com que se sintam valorizados. Hoje eles participam da sociedade, trabalham, brincam, estudam e mostram que a idade não impede as pessoas de serem realizadas e felizes. A Mostra valoriza o trabalho dos agentes, estimulando-os a prosseguirem na busca de uma melhor qualidade de vida, observou Elaine.