Guardas municipais de Cachoeiro de Itapemirim visitam GM de Macaé

25/07/2007 13:45:08 - Jornalista: Equipe Secom

Nesta terça-feira (24), guardas municipais de Cachoeiro de Itapemirim (ES) visitaram o quartel da Guarda Municipal de Macaé com objetivo de integrar as Corporações das cidades. Na chegada, os agentes do sul do Espírito Santo assistiram ao treino da Corporação para o desfile cívico em comemoração aos 194 anos de emancipação político-administrativa de Macaé, que será realizado no domingo (29).

Em reunião com o diretor-presidente da Guarda de Macaé, Antônio Franco, o assessor Jurídico, Ronaldo Linhares e o assessor de Assuntos Internos, Luis Cláudio, os visitantes trouxeram informações sobre o funcionamento da Guarda de Cachoeiro de Itapemirim. Antônio Franco, por sua vez, falou sobre as ações da GM de Macaé e destacou os programas sociais como a Patrulha Escolar, Guarda Mirim e Sênior.

Foi tema da reunião o XVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais, o VI Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e a Feira Nacional de Segurança Pública Municipal, que será realizado em Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

O diretor-presidente da GM de Macaé falou sobre a importância da integração para trocas de experiências.

– É muito importante essa troca de experiências. Muitas vezes deixamos de fazer alguma coisa por ignorar o assunto ou a questão. A informação e o conhecimento são ferramentas que nos auxiliam a fazer cada vez melhor – observou Antônio Franco.

Visitantes – Da década de oitenta até os dias de hoje, o ramo de maior desenvoltura na economia de Cachoeiro de Itapemirim é de extração de minerais, classificando o município de Capital do Mármore e Granito. A Guarda Municipal do município capixaba tem porte de armas e atua diretamente nas ruas em parceria com a Policias Militar e Federal.

Os agentes Marcelo Mello de Oliveira, Denise Marçal Koppe, Edinete Modesto Fraga e Flávio Augusto Guedes conheceram a Unidade. O que mais chamou atenção dos visitantes foi a Sala de Monitoramento. Junto com o diretor-presidente e os assessores, eles acompanharam o movimento e alcance das câmeras.

O serviço do Sistema de Vigilância por Câmera de Vídeo de Macaé atua hoje, com 17 câmeras. Os equipamentos ficam em pontos estratégicos da cidade, com objetivo de proporcionar garantia de segurança à população. Em tempo real, as imagens chegam à sala de monitoramento da Guarda, que está apta a monitorar até 120 câmeras.

– Cachoeiro de Itapemirim necessita de um sistema de segurança como esse. Estamos impressionados com a nitidez e alcance das câmeras. É um trabalho que demonstra a preocupação com a segurança. Vamos levar o projeto para o nosso secretário de Segurança e Trânsito, Fábio Mendes Glória, para que o mesmo sistema venha a ser instalado em nossa cidade – disse a visitante Denise Koppe.

O grupo se reuniu ainda com os coordenadores dos programas Guarda Sênior e Mirim visando levar os modelos de implantação para o município de Cachoeiro de Itapemirim. Os visitantes aproveitaram a oportunidade para se inscrever no Congresso Nacional da Guarda Municipal, que será realizado em Macaé de 20 a 22 de setembro.