Guardas seniores participam de palestra sobre fonoaudiologia

13/10/2008 09:49:39 - Jornalista: Cláudia Massad Liese

A equipe do Programa da Guarda Sênior da Guarda Municipal de Macaé realizou, na última sexta-feira (10), palestra sobre fonoaudiologia e envelhecimento para os cem agentes seniores. A apresentação foi feita pela fonoaudióloga do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso da secretaria de Saúde, Renata Porto.

Durante a palestra foi explicado que muitas das modificações que acontecem no envelhecimento comprometem o indivíduo em muitas áreas nas quais atua a fonoaudiologia, seja na comunicação (fala, voz, linguagem e audição) ou na alimentação (mastigação e deglutição, por exemplo).

Renata informou que se pode intervir de maneira preventiva ou na reabilitação. Na prevenção, o fonoaudiólogo pode oferecer estratégias para melhorar a comunicação, como ouvir melhor o que as pessoas dizem, como falar melhor e mais claro. A fonoaudióloga deu dicas de como cuidar da memória, além de informações sobre como se alimentar com mais segurança, sem engasgos e sem que a comida vá para o “lugar errado”.

A importância da fonoaudiologia no envelhecimento foi ressaltada por Renata.

- Na terapia fonoaudiológica auxiliamos o paciente a reabilitar-se e/ou readaptar funções perdidas (fala, voz, deglutição). Por exemplo, após uma lesão cerebral causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma pessoa pode falar enrolado e/ou ter dificuldades para engolir a comida. A Fonoaudiologia auxiliará intervindo com exercícios específicos para fala e deglutição. Fazemos diversas terapias para melhorar a memória. O importante é que nas palestras alertamos as questões do dia-a-dia, com medidas preventivas, disse Renata.

A gerente do Programa Guarda Sênior, Elaine Chança, lembrou que dentro de alguns anos, segundo projeção da Organização Municipal da Saúde - OMS, o Brasil terá uma população de aproximadamente 30 milhões de pessoas com 60 anos e mais, que deve merecer uma atenção especial, de forma a gozar de boa saúde, ter alegria de viver, e um máximo de vida ativa.

- O poder público tem papel fundamental na tarefa de proporcionar boas
condições de acesso à saúde a essa faixa da população, além de serviços, voltados ao lazer, cultura, atividades físicas, permitindo que a esperança e auto-estima permeiem a vida de quem já deu muito de si, ao longo dos anos, à comunidade e à sua família. O município de Macaé tem cumprido esse papel com muito empenho, proporcionando, cada vez mais, serviços específicos para a faixa etária de mais idade. O carinho que todos da Guarda Municipal de Macaé e principalmente a equipe do Programa Guarda Sênior têm com os idosos é mais uma ação para beneficiar essa parcela da população, que merece nosso respeito e admiração. As palestras realizadas todos os meses orientam os idosos. Através das palestras muitos descobrem que os sintomas que sentiam eram problemas que podiam ser tratados, procuram o médico específico e hoje já estão integrados nos Programas de Saúde Municipais que existem em Macaé, disse Elaine.