Habitação: mais 256 famílias realizam o sonho da casa própria

03/07/2008 18:21:26 - Jornalista: Simone Noronha

O sonho da casa própria se tornou realidade na tarde desta quinta-feira (3) para 256 famílias de Macaé. A prefeitura de Macaé e a Caixa Econômica Federal inauguraram os primeiros apartamentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), construídos no bairro da Ajuda. Cerca de mil pessoas participaram da solenidade de entrega do Condomínio Bosque Azul I.

A solenidade teve a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, do governador do Estado, Sérgio Cabral e da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e do presidente da Empresa Municipal de Habitação, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral.

As chaves do primeiro apartamento foram entregues ao bombeiro militar Alan Pereira de Lima pelo governador Sérgio Cabral. O governador destacou o cunho social do projeto, que permite a compra do imóvel por um preço bem mais em conta graças à parceria firmada entre a prefeitura e o Governo Federal.

- Todas as vezes em que participo de entregas de imóveis do PAR vejo nos olhos das pessoas a emoção de quem está tendo um sonho transformado em realidade. .E hoje, aqui em Macaé, este brilho no olhar está mais forte ainda. Os prédios estão lindos, com excelente acabamento, comentou o governador.

O prefeito Riverton Mussi lembrou que o Plano Municipal de Habitação implantado em 2005 pela prefeitura e pela Emhusa beneficiando cerca de 2,5 mil famílias. “Além das unidades residenciais, estamos ajudando a famílias a melhorar as suas casas, através do projeto Bairro Feliz, que já reformou 300 casas na Fronteira. Estamos iniciando o mesmo projeto no Morro do Lazaredo e no Alto dos Cajueiros”, ressaltou Riverton.

Na mesma área dos apartamentos do PAR, a prefeitura está construindo outras 422 casas para famílias que moram em áreas de risco na Ilha Leocádia, com recursos do Ministério das Cidades. O local também abriga outras 36 casas para mulheres chefes de família e mais 307 unidades, entregues no ano passado, também para famílias que moravam em áreas de risco. Na Ajuda, a prefeitura também vai construir 1100 casas para os servidores municipais.

Presidente da CEF: parceria é fundamental para o projeto

A presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, ressaltou que o PAR só é um programa bem sucedido devido à fina parceria entre o Governo Federal e as prefeituras.

- Em todo o país, o estado do Rio é o que tem a melhor performance do PAR. No caso de Macaé, esta parceria está dando muito certo. A participação da prefeitura permite que as unidades saiam mais baratas, já que o município fica responsável pela infraestrutra do empreendimento. As unidades saem por cerca de R$ 34 mil, com prestações de R$ 238, valor muito menor que qualquer aluguel, afirmou.

O presidente da Emhusa, José Cabral, lembrou que em setembro, serão entregues outros 496 apartamentos do PAR, no Novo Cavaleiros. “O que estamos entregando hoje não é um simples apartamento. É o sonho destas famílias que se tornou uma realidade. No Plano de Habitação Municipal, prevalece o interesse social, através de inúmeras parcerias, com recursos do Governo Federal, como o Fundo de Arrendamento Residencial, o FGTS e o Pró-Moradia”, ressaltou.

Representado a Câmara Municipal, a vereadora Marilena Garcia ressaltou a importância das parcerias feitas pelo município com os governos estadual e federal. “A entrega destes apartamentos é uma prova concreta de que Macaé precisava fortalecer estas parcerias. Ter a sua casa própria é o principal desejo das famílias brasileiras, que hoje está se tornando realidade para estes macaenses”, lembrou.

Também participaram da solenidade de entrega dos apartamentos os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, de Saúde, Henrique Ribeiro, de Agricultura, Christino Áureo, os prefeitos de Quissamã, Armando Carneiro, de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, os deputados estaduais Jorge Bittar e Alcebíades Sabino, vereadores e secretários municipais.