Habitação Popular: equipe do Governo do Estado vistoria áreas em Macaé

10/02/2022 10:49:00 - Jornalista: Equipe SECOM

Foto: Maurício Porão

O objetivo foi verificar locais onde possam ser construídas, ao todo, 400 unidades

Macaé está aderindo ao programa "Casa da Gente", do Governo do Estado do Rio de Janeiro, para a construção de 400 unidades habitacionais de interesse social. Nesta semana, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras visitou áreas públicas no município.

"Alinhamos os próximos passos para a conclusão da adesão do município ao programa, definição dos projetos e licitação das obras. Esta visita é uma parte mais avançada do processo. Já enviamos toda a documentação. Nossa expectativa é de que a próxima etapa seja o processo de licitação", disse a Secretária Municipal Adjunta de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição.

Todos os terrenos são próprios do município e estão com a documentação em dia. Mas a realização do processo licitatório e o pagamento pelas obras são feitos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. "O objetivo desta vistoria foi verificar os locais e as condições. O município oferta as áreas e o Estado constrói", disse o arquiteto Aloisio Rodrigues, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras.

Ele esteve acompanhado pela assistente social Sylvia Thalita Duarte. "O programa tem diretrizes e premissas. São verificadas as características urbanísticas e sociais", detalhou Sylvia. A visita foi acompanhada pela equipe técnica da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação e pelo vereador Rudneli das Neves Coutinho, o "Rond Macaé".

"Casa da Gente" é um programa estadual de habitação de interesse social, lançado dia 16 de setembro do ano passado. De acordo com o Governo do Estado, este é o maior programa habitacional da história do Rio de Janeiro e tem um investimento total de R$ 6,5 bilhões. A meta é construir 50 mil unidades habitacionais nos próximos cinco anos. Até o fim de 2022, a previsão é que 10 mil unidades sejam contratadas e que mais da metade tenha as obras iniciadas.


Fotos Relacionadas