Habitação realiza segunda etapa do cadastro para 'Minha Casa Minha Vida'

06/07/2015 15:17:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Rui Porto Filho

Documentos originais são fundamentais para dar andamento ao processo

A secretaria de Habitação realiza a segunda etapa do cadastro para as 1.104 famílias contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, localizado no Residencial Bosque Azul. O objetivo do cadastro é checar os documentos necessários contendo original e cópia, para assim, dar prosseguimento às exigências de documentação solicitadas pelo banco financiador.

Após a primeira etapa concluída, o CAD Único, do governo federal, foi realizada uma análise pelo Banco do Brasil, que aprovou ou não os sorteados do programa. Feito isso, a secretaria de Habitação dá andamento ao processo, entrando em contato com cada família e convocando-a para a segunda etapa do cadastro. Nesta fase, as famílias devem apresentar obrigatoriamente os documentos pessoais, originais e cópias, sendo eles: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. Para os deficientes, é necessário um atestado médico com espécie, grau, nível e Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

O coordenador da secretaria de Habitação, Vitor Gonçalves, destaca a importância da apresentação dos documentos originais. “É obrigatória a apresentação dos documentos originais, pois é feita uma autenticação pelo servidor, na qual são checados original e cópia juntos. Após a cópia autenticada, encaminhamos ao banco os documentos de cada família aprovada. Prosseguindo, é montada uma pasta física para cada beneficiado, que contém todos os dados necessários daquele contemplado”, explicou Vitor.

A orientação da Habitação é que os beneficiados que, por algum motivo, não possuem algum dos documentos originais, procurem os órgãos competentes o mais rápido possível para se regularizar, e não perder o prazo do Programa Minha Casa Minha Vida.

A próxima etapa do cadastro será a visita social, na qual a assistente social da prefeitura comparecerá à atual residência de cada família contemplada, para constatar a realidade apresentada na ficha de cadastro, como por exemplo, quantidade de moradores, dentre outros.