Hip Hop marca a abertura das oficinas culturais nas escolas de Macaé

04/11/2021 10:36:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

A primeira oficina do projeto foi promovida na Escola Eda Moreira Daflon

As oficinas culturais nas escolas, promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com a Educação, tiveram início nesta quarta-feira (3), com a aula de dança de Hip Hop. O local da atividade foi a Escola Eda Moreira Daflon e a iniciativa é uma contrapartida referente ao edital público da Lei de incentivo à cultura - Aldir Blanc (lei nº 14.017/2020). Nesta quinta-feira (4), a programação segue no Ciep Municipalizado Leonel Brizola e na sexta-feira (5), na Escola Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo. O objetivo é fomentar a arte nas escolas com resgate de autoestima, valorização e cidadania. O cronograma específico atende a agenda de cada unidade.

Serão contempladas, ao todo, 12 escolas municipais que receberão 42 oficinas culturais em variadas vertentes como, dança, teatro, musicalização, hip hop e percussão. A oficina desta quarta foi oferecida pela instituição cultural Quiosque Match Point e Ciemh² .

O Secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi, destacou a importância do fortalecimento das ações conjuntas entre a Cultura e Educação e também a contribuição das ações culturais para o desenvolvimento e para o aprendizado das crianças.

A Secretária de Educação, Eliane Araújo, ressaltou a parceria entre as pastas para promover a cultura nas unidades escolares do município. "Espero que essa parceria permaneça, pois acho importante esse trabalho cultural desenvolvido nas escolas", afirmou.

A ação é uma parceria da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação, através da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada. As oficinas serão ministradas por instituições como: Academia Jaime Arôxa, Farah cultural, Escola Âmbar, Tom Musical e Quiosque Match Point.

As escolas que receberão as oficinas são: C.M Ana Maria Bacellar – Imboassica; CIEP Oscar Cordeiro – Aeroporto; CIEP Maringá – Maringá; EMEI Ana Cristina Azarany - Lagomar; EMEI Eléa Tatagiba – Aroeira; C.M Eraldo Mussi - Malvinas; E.M Sônia Lapa - Ajuda de Baixo; C.M Generino de Luna - Virgem Santa; C..M Renato Martins - Ajuda de Cima; C.M Neuza Brizola - Barra de Macaé; CIEP Leonel Brizola - Barra de Macaé; C.M Eda Daflon – Centro; C.M Claudio Moacyr - P. Aeroporto.

Lei Aldir Blanc

Em 2020, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura implementou a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), assegurando o repasse dos recursos recebidos pelo Município aos trabalhadores da Cultura que tiveram as suas atividades interrompidas ou impactadas pela pandemia de Covid-19.

Conforme determina a Lei Federal, regulamentada pelo Decreto Municipal 153/2020, os espaços culturais que foram contemplados com os recursos do Inciso II do artigo 2º da Lei 14.017/2020 devem apresentar contrapartida ao Município. Desta forma, os beneficiados pela Lei deverão realizar atividades artísticas e culturais, atendendo, prioritariamente, a estudantes de escolas públicas da cidade ou desenvolvendo atividades em espaços públicos de sua comunidade.

Através da Lei Aldir Blanc, o município oferecerá oficinas de música, de teatro, de confecção de figurinos, de iniciação à criação de projetos culturais, de danças, entre outras, além de apresentações musicais.


Fotos Relacionadas