Hospital da Serra amplia atendimento

13/02/2009 11:59:54 - Jornalista: Leonardo Cosendey

Foto: Divulgação

Farmácia agora funciona 24 horas

Já está em funcionamento a nova enfermaria pediátrica do Hospital Municipal da Serra (HMS), no Trapiche, região serrana de Macaé. Ela foi inaugurada como parte da ampliação do atendimento da unidade, iniciada em janeiro. O processo também incluiu a construção de um laboratório de análises clínicas e de uma nova enfermaria feminina, que deve entrar em funcionamento ainda este mês.

“Além disso, a farmácia agora funciona 24 horas”, lembra o diretor-superintendente do Hospital, Carlos Roberto Neves. Segundo ele, a ampliação no atendimento está sendo feita num momento em que o hospital se torna referência na região serrana. “Além dos distritos da serra, temos recebido pacientes de outros municípios, como Trajano de Morais”, completa o coordenador administrativo Rogério Pecioli. Apesar disso, o número de atendimentos tem se mantido na casa dos 1,1 mil por mês e a unidade não corre risco de superlotação.

Internações e cirurgias

Para liberar mais leitos, está sendo reativado um salão de enfermaria, que será destinado exclusivamente ao público feminino. Com a mudança, o número de leitos passou para 13 na enfermaria masculina, quatro na feminina e quatro na pediátrica – um número adequado, já que, segundo o diretor, 95% dos pacientes internados são adultos do sexo masculino.

Além disso, o centro cirúrgico do hospital já está praticamente concluído, faltando apenas a documentação necessária para seu funcionamento. Quando ele começar a operar, será responsável por pequenas intervenções.

– Nosso principal objetivo é que a população da região serrana não precise descer a Macaé para praticamente nenhum tipo de atendimento médico, resume Neves.

Entre estes atendimentos, inclui-se o recém-inaugurado laboratório de análises clínicas, que realiza exames de sangue, de fezes e de urina. “Para fazer esses exames, os usuários tinham que ir ao posto de saúde Jorge Caldas, no Centro, e aguardar pelo resultado. Aqui, damos o resultado no mesmo dia ou no seguinte”, afirma o diretor administrativo Pablo Fontes.

Próximo plano: UTI móvel

Devido à alta taxa de acidentes na região serrana - especialmente com motos - e à dificuldade do Corpo de Bombeiros em acessar os locais, a direção do Hospital estuda transformar uma de suas duas ambulâncias numa UTI móvel, que seria utilizada em resgates de vítimas de acidentes veiculares.

– Estamos ainda elaborando um projeto de treinamento da nossa equipe de emergência com o pessoal da Autopista Fluminense, responsável pelo atendimento na rodovia BR-101. Ele incluiria aulas teóricas aqui e práticas na estrada. Acredito que, assim, possamos atender melhor as vítimas de acidentes na serra, que não são poucas, diz o diretor-superintendente, que ainda não estipulou uma data para o início das operações desta unidade.