Hospital da Serra: meta é a implantação de centro cirúrgico

03/09/2008 17:51:59 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de ampliar a oferta de serviços para os moradores da região serrana e dar maior dinamismo ao Hospital Público da Serra, localizado no distrito de Trapiche em Macaé, tomou posse este mês o novo diretor superintendente da instituição. A apresentação do médico Carlos Roberto de Oliveira Neves foi realizada na manhã desta quarta-feira (03), durante a reunião mensal com a comunidade.

Com 16 anos de atuação na área de ginecologia e obstetrícia, o novo diretor falou dos projetos que serão implementados na instituição, visando a integralidade dos serviços. “Nossa meta é a instalação do centro cirúrgico que irá complementar o programa de planejamento familiar que iremos implementar”, garante.

Carlos Roberto explica que o centro cirúrgico funcionará onde atualmente funciona a superintendência do hospital, que será transferida para uma área anexa que já está sendo construída. “Assim que a equipe da administração estiver instalada, serão iniciadas as obras de adaptação para a instalação do centro cirúrgico”, frisou.

O superintendente ressalta ainda que o programa de planejamento familiar será composto por um trabalho de conscientização e orientação sobre métodos contraceptivos, além da oferta de outros dispositivos cirúrgicos como a laqueadura e a vasectomia.

A diretora administrativa do hospital, Luciene Aguiar, acrescenta que a instituição entra numa nova fase, mais dinâmica, pois anteriormente a equipe administrativa estava sendo composta pela comissão de implantação do hospital.

- Além de assumir a direção do hospital, o médico Carlos Roberto também fará atendimento clínico toda quarta-feira, tornando desta forma sua administração mais humanizada já que terá contato direto com os usuários -, falou.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha ressalta ainda que a implementação de novos serviços no Hospital da Serra vem complementar as ações realizadas na atenção básica. “Hoje, 100% da região serrana é coberta pelo Programa de Saúde da Família, que atua na promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes”, disse.

Hospital – Funcionando há pouco mais de um ano, o Hospital da Serra possui mais de dois mil metros quadrados, e conta com mais de 100 profissionais, 23 leitos, atendimento de emergência. A unidade conta com dos serviços de Raio X, laboratório, farmácia, sala de sutura, sala de gesso, refeitório e área administrativa.

Luciene lembra que neste mês novos serviços foram implantados como ultra-som, pequenas cirurgias e endoscopia.