Hospital do Trapiche implanta serviço de capelania de apoio aos pacientes

25/09/2009 11:00:33 - Jornalista: José Vieira

O Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) seguindo a orientação do secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, em atender com dignidade e respeito os internos e seus familiares, formou, na última quarta feira (23), o primeiro grupo de capelães, que atuará diariamente no apoio espiritual e emocional, junto aos pacientes e funcionários do hospital.

A cerimônia, presidida pelo pastor Sebastião Carlos Menezes e encerrada pelo pastor Paulo Nunes, contou com a presença do diretor administrativo do HPMS, Pablo Correa Fontes; dos coordenadores Rogério Pecioli, Robson Pecioli; do subsecretário de Saúde Edílson Simões (Tito), além de autoridades religiosas da serra macaense.

- Este é um importante serviço de apoio humano e espiritual aos pacientes internados, que não existia no Hospital da Serra, e vai fazer a diferença na recuperação deles, a partir de agora, atestou Pablo Correa.

- Parabenizo a iniciativa do Hospital da Serra ao implantar o serviço de Capelania, além do atendimento hospitalar, que sem dúvida trará um resultado positivo, pois ampliará a comunicação entre os pacientes da comunidade serrana atendida e o HPMS, afirmou Edílson Simões.

O curso de Capelania, pioneiro no Estado do Rio, aconteceu no próprio HPMS durante quatro meses, incluindo técnicas de trabalho em ambiente hospitalar e ensino teológico ecumênico, respeitando os diversos credos. Os formandos são membros das igrejas católicas e evangélicas da região serrana do município.