HPM debate atendimento a crianças com dengue

11/04/2008 17:31:17 - Jornalista: Leonardo Cosendey

Na segunda-feira (14), o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) promove uma discussão sobre as diretrizes atuais do Ministério da Saúde no tratamento da dengue em crianças. Segundo o pediatra Rafael Vicente, chefe do Departamento de Educação Continuada da instituição, o objetivo do evento é rediscutir a forma atual de atendimento em casos de dengue, especialmente em crianças.

– Por ser semelhante a outras viroses, é muito complicado fazer um diagnóstico precoce da dengue – explica o médico. Por isso, costuma-se trabalhar com o conceito de suspeita da doença e leva-se tempo até sua confirmação. “Além disso, as variedades clássica e hemorrágica têm os mesmos sintomas iniciais, o que dificulta ainda mais o diagnóstico e o tratamento”, conclui.

Para reverter tal situação, de acordo com Vicente, além de debater novas formas de atendimento, é necessário treinamento. Assim, o evento também abordará a formação de profissionais da área médica, para tornar mais preciso o diagnóstico precoce da dengue. Por isso, além de médicos e enfermeiros, ele também é voltado a estudantes de enfermagem e medicina.

Também participarão da sessão a pediatra Tânia Barbeto, do HPM, e o infectologista Maurício Máximo Zampieri de Azevedo.