HPM e Mactran promovem evento “Segurança sobre duas rodas”

12/11/2008 16:32:55 - Jornalista: Leonardo Consedey

O evento educativo para motociclistas “Segurança sobre duas rodas”, criado pelo Hospital Municipal da Serra (HMS) e pela Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) será realizado no dia 13 de dezembro. Consistindo num passeio de motos entre o centro da cidade e o distrito do Frade, o evento contará também com um show, palestras e distribuição de brindes.

– Nosso objetivo é conscientizar sobre o problema com acidentes de motos na Serra. A maioria deles é causada por imprudência, falta de equipamentos de segurança ou mesmo vontade de aparecer – diz Célio de Souza, o “Celinho”, presidente do motoclube “Bacurau do Asfalto”, de Glicério.

Em reunião na Mactran, a diretora-administrativa do Hospital da Serra, Luciene Aguiar, mostrou dados que comprovam esta afirmação: entre janeiro e setembro de 2007, foram registrados 273 acidentes. No mesmo período em 2008, este número subiu para 320.

– Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o custo de um acidente grave chega a R$ 37 mil, incluindo fatores como o resgate da vítima, o transporte e o tratamento. No entanto, o custo social é bem mais alto, pois afasta pessoas de suas famílias e das atividades que normalmente desempenham, disse.

Percurso atravessará vários distritos

A programação do evento já foi definida: ele começará às 9h, quando motociclistas de Macaé partirão da Praça Washington Luís, no centro, rumo à Região Serrana. Ao longo da RJ-168 (Macaé-Glicério), o grupo irá receber adesões de motociclistas dos distritos até a chegada no Frade, prevista para as 12h. Antes disso, eles deverão chegar em Córrego do Ouro às 9h30m, no Trapiche às 10h, e em Glicério às 11h.

Para estimular a participação dos motociclistas da serra, haverá pontos de concentração em cada um desses locais. Assim, conforme o comboio for chegando aos distritos, novos participantes poderão juntar-se a ele. Os organizadores estão confiantes: “Vai ser uma grande festa”, promete Laís Meire, do Departamento de Engenharia de trânsito da Mactran.