HPM participa da campanha de homeopatia para a dengue

16/02/2009 16:12:08 - Jornalista: Leonardo Cosendey


Como parte do programa de combate à dengue no município traçado pela Coordenação de Saúde Coletiva de Macaé, o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) começou, nesta segunda-feira (16), a aplicar nos acompanhantes de pacientes internados o complexo homeopático que abranda os sintomas da dengue.

– Por enquanto, vamos limitar a campanha aos acompanhantes, apesar de podermos estendê-la aos pacientes se for necessário. É importante lembrar que não há contra-indicações; qualquer um pode tomar – explica Ivanildo Drummond, coordenador da enfermagem. Segundo ele, será utilizado o mesmo composto disponível no posto de saúde Jorge Caldas, no Centro.

Por ser restrito aos acompanhantes, o complexo será ministrado apenas durante o horário de visita aos pacientes, entre 14h e 16h. Os responsáveis pela aplicação são estudantes de Técnica de Enfermagem do Centro Educacional Especializado em Saúde (CEES), e a homeopatia estará disponível ao público até o fim da semana.

Campanha também atinge funcionários

Desde o início do mês, o complexo homeopático já estava no HPM, sendo ministrado numa campanha de combate à dengue voltada aos funcionários. Responsável pela notificação dos casos da doença na instituição, no entanto, a médica Andréia Bellei, do Núcleo de Gerenciamento de Resíduos, ressalta que a homeopatia não imuniza:

– É importante frisar que esse medicamento não impede a doença, mas minimiza o quadro clínico quando ele aparece. Por isso, as pessoas não podem se descuidar, achando que estão imunizadas e deixando de acabar com a água parada em suas casas. Esse trabalho, de combate aos focos do mosquito, tem que ser constante – explica.