HPM promove curso de reanimação neonatal

05/05/2008 17:12:58 - Jornalista: Leonardo Consendey

O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) promoveu, nesta segunda-feira (05), o primeiro Curso de Reanimação Neonatal da instituição, que reuniu 129 pessoas, entre profissionais, estudantes e técnicos de enfermagem. O objetivo era capacitar profissionais da área para evitar a morte de recém-nascidos, que anualmente faz 11 milhões de vítimas em todo o mundo.

De acordo com o pediatra Rafael Vicente, organizador do curso, é necessária uma formação teórica para saber como efetuar corretamente a prática. “Qualquer pessoa, se bem treinada, é capaz de entubar um paciente. Mas ela nunca saberá o momento de fazê-lo. Treinamentos como este são para isso: saber o melhor procedimento a ser tomado em cada situação”, diz.

Durante o curso, foram revistos diversos fundamentos de biologia e fisiologia fetal, especialmente no que se refere à circulação intra-uterina. “Quanto mais cedo soubermos como intervir corretamente, maior chance temos de impedir injúrias ao recém-nascido e garantir seu desenvolvimento da melhor forma possível”, explica o médico.

A técnica de enfermagem Christyne Barros de Sá, que fez estágio no HPM, aprova a realização de cursos deste tipo: “É muito bom ter em mente o que fazer e não ficar perdida numa situação de emergência”, comenta.