HPM realiza II Encontro do Serviço Social

30/05/2008 14:12:28 - Jornalista: Leonardo Cosendey

A equipe de assistentes sociais do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) promoveu, nesta quarta-feira (28), seu Segundo Encontro do Serviço Social, que reuniu cerca de 50 profissionais de todo o município. Durante o evento, realizado no auditório da Guarda Municipal, foram debatidas formas de melhorar o serviço dos profissionais em ambiente hospitalar.

– A função do serviço social, muitas vezes, não está bem definida. É comum recebermos as atribuições que nenhum dos outros setores quer. Não é para funções burocráticas que servimos, mas para orientar e esclarecer a população – disse a palestrante convidada Adriana Ramos, mestre em Serviço Social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras.

Segundo ela, o assistente social deve ter a função de socializar informações com o usuário. “Por isso, é importante ouvi-lo, já que ele é o principal interessado na qualidade do atendimento”, explicou ela.

Humanização no atendimento

Por essa razão, foi implantado no HPM, no ano passado, o sistema de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), que procura dar mais importância ao usuário em vez de tratá-lo apenas como um número.

– O sistema atual vê os usuários de hospital como “pedras no caminho”. A meta da humanização é justamente essa: ver o usuário como uma pessoa, com seus receios e ansiedades. No entanto, não podemos ser vistas como a “moça boazinha”. Um atendimento respeitoso deve fazer parte de nossa prática profissional – disse a assistente social Eliane Velasco, do HPM, palestrante no evento.

Segundo ela, a implantação deste sistema foi uma vitória da instituição: “Ouvimos todos os setores para a redação deste projeto. Mais que isso, ouvimos principalmente os usuários, para saber suas necessidades. Graças a nossa perseverança, conseguimos melhorar as condições de trabalho do Serviço Social e, conseqüentemente, o atendimento ao usuário”, concluiu.