HPMS amplia atendimento em Otorrinolaringologia e Desintometria Óssea

09/10/2009 11:17:49 - Jornalista: José Vieira

O diretor superintendente do Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), o médico Carlos Neves, anunciou a inclusão de duas novas especialidades neste mês de outubro: Otorrinolaringologia e exames de Densitometria Óssea. São mais dois passos, visando atendimento integral na região serrana macaense para evitar o deslocamento dos pacientes aos centros de saúde da cidade.

De acordo com Carlos Neves, tanto as avaliações de Densitometria Óssea realizadas pelo médico Walter Santos, a s quintas-feiras, quanto o atendimento pela Otorrinolaringologista Mariana Couto, a s quartas-feiras, deverão ser agendados pelo sistema 0800.

O subsecretário de Saúde Edilson Simões informou que além dessas novas especialidades, o HPMS faz em média o atendimento de dois mil pacientes e seis mil exames laboratoriais por mês, disponibilizando aos pacientes da serra atendimentos de Raio-X, endoscopia, fisioterapia, pequenas cirurgias, ortopedista, fonoaudióloga, ultrassonografia, mamografia e transvaginal. Ele acrescentou que o hospital faz a esterilização dos instrumentos dos postos de saúde da serra; semanalmente realiza a coleta sangue em todas as UBS e PSF da região serrana, realizando todos os exames laboratoriais necessários; também marca exames de maior complexidade através de parceria com o sistema 0800 e atende diariamente 24 horas as emergências da serra pelo telefone (22) 2793-3188.

Segundo o secretário Municipal de Saúde e presidente da Fundação Hospitalar de Macaé, Eduardo Cardoso, o Hospital da Serra vem cumprindo as diretrizes definidas pelo prefeito Riverton Mussi em atender as necessidades de saúde dos pacientes da região serrana do município.

- Do foco inicial de cirurgias seletivas de média complexidade passamos a atender as demandas mais urgentes. Implantamos novas especialidades e equipamentos, como a mamografia, um bom aparelho de Raio-X, e até o final do ano ativaremos o Centro Cirúrgico que só depende da liberação final do Cremerj. Completaremos o quadro funcional com mais quatro clínicos, cardiologista e neurologista. São as necessidades dos pacientes que estão redefinindo a identidade do hospital como uma grande unidade de atendimento ambulatorial, concluiu Eduardo Cardoso.

- Nunca o Hospital da Serra teve tantos especialistas e realizou tantos exames quanto nessa gestão, afirmou o diretor Administrativo Pablo Fontes, que vem seguindo orientação da Secretaria de Saúde em proporcionar um atendimento cada vez melhor para evitar deslocamento dos pacientes até a cidade.

Pablo Fontes ressaltou outras conquistas do HPMS como o serviço de Capelania que atende diariamente das 8h à s 17h; o Jardim de Inverno que permite sol e ar puro aos internos; a parceria com a Divisão de Transportes da Secretaria de Saúde, através do coordenador Roberto Alves Ferreira Jr, que disponibilizou mais um veículo ao atendimento; e anunciou para o final de outubro a realização da Conferência de Saúde da Serra, quando a comunidade será ouvida e os administradores e coordenadores do PSF e UBS debaterão melhorias no atendimento aos pacientes.