I Feira de Adoção de Animais acontece nesta quarta-feira

08/12/2008 15:28:37 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Dar um novo lar aos animais abandonados. É com este pensamento que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria municipal especial de Saúde (Semusa), inicia a I Feira de Adoção de Cães, nesta quarta-feira (10). O evento acontece na praça Veríssimo de Mello, de 9h30 às 12h. Além da adoção, a feira tem como objetivo promover a posse responsável, conscientizando a população sobre ter ou não animais em casa. Os animais são recolhidos pela equipe do centro, por toda cidade.

- Levaremos filhotes e também animais adultos.Todos os cães escolhidos foram imunizados com vacina contra vários tipos de doença. A princípio vamos levar apenas cachorros, caso haja demanda, levaremos gatos também. Queremos realizar a feira de maneira periódica com intuito de proporcionar aos animais um novo lar – explica o veterinário do CCZ, Ramon Bouças.

Ele lembra que ao todo são 70 animais vivendo no CCZ. “Desde a inauguração, 50 animais foram adotados. Queremos mais adoções. As pessoas buscam por cachorros de pequeno porte, como yorkshire. Os mais difíceis de serem adotados são os chamados de sem raça definida, os SRD, ou vira-lata, porém, eles também precisam de carinho e de um lar”, completa.

Quem quiser adotar um animal, que não seja da feira, pode entrar em contato com o Centro de Zoonoses pelo telefone 2762-0175. O CCZ possui um Programa de Recolhimento de Cães errantes, portadores de doenças infecto-contagiosas, feridos ou atropelados, agressores e abandonados nas vias públicas do município. O objetivo do Programa é a saúde pública e o bem estar dos munícipes, através da prevenção das zoonoses (doenças transmitidas entre homens e animais).