Idosos têm cultura, música e palestra no Cras da Barra

10/10/2013 16:57:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

Dias Nacional e Internacional do Idoso são comemorados com atividades de entretenimento

Apresentação de capoeira infantil, do cantor Lian Costa, do grupo teatral Grutas, além de palestra sobre prevenção na área da saúde. Tudo isso ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Barra de Macaé, na tarde de quarta-feira (9). Foi uma homenagem aos dias Nacional e Internacional do Idoso e pela chegada da primavera. Trinta membros do grupo da terceira idade ‘Estrela do Mar’ marcaram presença no evento.

A palestra foi proferida pelo médico Sebastião Silva, do módulo do Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Brasília. Ele deu dicas sobre hipertensão e diabetes, comuns nessa faixa etária. Já o cantor Lian, que vai gravar um CD em dezembro, cantou seis canções de sua composição. O grupo teatral Grutas apresentou peça cuja mensagem se referia à importância dos cuidados necessários com a saúde. Esse grupo é proveniente da Divisão de Educação e Saúde da Secretaria de Saúde.

O grupo 'Estrela do Mar' funciona no Cras Barra com a participação de idosos acima dos 60 anos. Esse grupo é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos desse Cras e é realizado pela Coordenadoria Especializada da Terceira Idade, vinculada à subsecretaria do Idoso e à secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé.

A apresentação de capoeira envolveu 15 meninos e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado na Fronteira, no antigo Peti. Lá, há 72 crianças e adolescentes cujas famílias encontram-se em risco social. Eles ficam no SCFV num período do dia fazendo diversas atividades culturais, sociais e esportivas, no contraturno de sua atuação em escolas.