II Copa Elite de Quarto de Milha é atração da Expo Macaé

01/08/2008 18:49:39 - Jornalista: Catarina Brust e Joanna Benjamin - estagiária

A II Copa Elite de Quarto de Milha começou nesta sexta-feira (01) à tarde, com a inscrição dos participantes e o do Provão de Laço de Bezerro e o Tira-Teima de Três Tambores, no Parque de Exposições Latiff Mussi. O evento é organizado pela Associação dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha do Rio de Janeiro (RJQM) e é realizado durante a 29ª Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Macaé. Ao todo, participam da Copa 280 competidores nas provas de Três Tambores, Laço e Bezerro e Seis Balizas.

A competição vale pontos para o ranking da Associação Brasileira de criadores da raça. A Copa vai distribuir R$ 30,1 mil em prêmios, divididos nas categorias infantil (de 10 a 13 quilos), jovem (de 14 a 18 anos), amador (acima de 19 anos), aberta (mínimo de 75 quilos), feminino (mínimo de 65 quilos) e máster (acima de 39 anos).

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores do Quarto de Milha, Frederico Mendonça essa é a II Copa em Macaé.”Todos os competidores que participaram da abertura da Copa vão concorrer a uma moto zero quilômetros”

No sábado (2) às 9h acontece o fechamento da pista e alterações dos cavaleiros seis balizas Jackpot Livre, Futurity, Abertas, Mirim, Infantil e Jovem e Amador. Já domingo (3), a programação tem inicio às 10h com novas inscrições e alterações dos cavaleiros em seguida a prova de três tambores Jackpot Livre, Futurity, Aberta Mirim, Infantil Jovem, Amador, Máster e Feminino. As categorias mirim vão até nove anos, infantil de 10 a 13 anos, jovem de 14 a 18 anos, amador 19 anos, aberta mínimo 75 quilos, feminino mínimo 65 quilos e a máster a partir dos 39 anos.

Jovens de Macaé participam da competição

Um grupo de jovens de Macaé já desponta como futuros campeões na prática dessa modalidade de competição. Aos 14 anos, Victor Meirelles Rosa de Oliveira, que completa 15 neste sábado, participa da Copa Elite nas provas de tambor e baliza. “Fui assistir uma prova com um amigo meu, o Fabrício de 8 anos, e gostei muito. Visitamos um rancho de criação de cavalos e meu pai acabou comprando um cavalo da raça Quarto de Milha para mim. Faço aula em Maricá uma vez por semana num rancho, junto com mais três amigos aqui de Macaé, o Fabrício, o João Vitor, de 14 anos e o Bernardo, de seis. É muito legal”, explica, acrescentando que sua vontade é ter um rancho no futuro para criar cavalos.

De acordo com ele, é preciso muito esforço e dedicação para praticar as provas de tambor e baliza. “As provas de tambor exigem velocidade, ganha quem fizer o trajeto em menor tempo. Já a de baliza precisa de mais técnica, tirando o cavalo para não derrubar as balizas”, disse Vitor, que já pratica essa competição há um ano e meio. Em 2007, Vitor conquistou o segundo lugar no município de Quissamã e na Expo Macaé na categoria infantil. Fabrício, seu amigo de 10 anos, ficou em primeiro lugar na categoria na Expo 2007.