II Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas começa na próxima quinta-feira

28/08/2009 10:56:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Pela segunda vez, os agentes que trabalham na prevenção às drogas em Macaé organizam fórum com palestras e debates em prol da vida sem drogas. O auditório do Colégio Municipal Matias Neto irá acolher a cerca de 400 pessoas na próxima semana - quinta-feira e sexta-feira, no II Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas.O tema deste ano é “O Jovem e a Família na Prevenção”.

O II Fórum é organizado pela comissão de Planejamento e Estratégia do Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad). Segundo o presidente do conselho, Luiz Antônio Leal Guerreiro, durante o II Fórum haverá espaço para dez instituições subvencionadas e parceiras participarem, mostrando seus serviços nesse setor de saúde.

- Abrirão tendas o DST/AIDS, a Pousada da Cidadania, o Programa Girassol, a Universidade Estácio de Sá, o Caps ad Porto, o Programa Nova Vida, os Alcoólicos Anônimos, os Narcóticos Anônimos e a Pastoral da Sobriedade – conta Luiz Antônio, que também é técnico em recuperação com dependentes químicos e conselheiro nacional sobre ações de políticas públicas sobre drogas.

Também mostrará seus projetos, ações e atividades a teia de sustentabilidade, antigo projeto Tear. Esse é um movimento em que várias empresas participam com o objetivo de multiplicar a responsabilidade social e empresarial, com sustentabilidade. Tem a meta de levar cidadania a colégios, universidades, igrejas, à população em geral, por meio de projetos educacionais e esportivos, buscando ainda a integração entre empresa e o cidadão.

Metas do II Fórum

Segundo a coordenadora do núcleo de Prevenção Primária e conselheira do Comad, Zoraia Braz, também são metas do evento mobilizar, sensibilizar e fomentar o jovem e a família nas ações preventivas, como protagonistas de um mundo harmônico e com qualidade de vida.

- As conseqüências do envolvimento com drogas são variadas. Vão desde acidentes de trânsito, até a dependência química, passando por sérias doenças do fígado e do coração, além de acidentes no trabalho, entre outras mazelas – conta Zoraia.

Palestras

Sobre o II Fórum, ela explica que as palestras irão abordar temas como “Fatores de Risco e de Proteção” e ainda sobre “Medidas para Reciclagem do Lixo Familiar” – entenda-se lixo como a situação negativa em que toda a família sofre por conta do fato de um parente estar viciado, de modo que se torna necessário e imprescindível um resgate familiar.

- Ainda haverá o Papo Aberto – espaço onde adolescentes e familiares são conduzidos grupalmente por uma psicóloga, que tem a incumbência de construir estratégias e efetuar mecanismos para desmistificar tabus e estigmas a respeito da temática das drogas, de maneira que o adolescente e sua família sejam melhor orientados – ressalta Zoraia.

Também haverá palestra com orientações sobre a promoção da saúde. Assim, serão tratados temas que sensibilizem a platéia a optar por uma vida mais saudável, com a devida e importante qualidade.

Já a palestra intitulada “Amor Exigente” levará o público à reflexão, retratando o fato de uma família inteira ser surpreendida ao tomar conhecimento que um filho, neto ou sobrinho está envolvido pelo vício de substâncias psicoativas.

A conselheira Zoraia completa dizendo ainda que as pesquisas apontam o Brasil como o quarto país do mundo em mortes de adolescentes e jovens com idades entre os 14 e 25 anos. Estas são provocadas por violência existente no submundo das drogas, quando há confrontos com a polícia ou entre gangues.