III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos será em maio

07/04/2010 09:10:43 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos vai acontecer nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), das 14h às 21h, com parceria da Prefeitura de Macaé e entrada franca. O evento é realizado desde 2008 pela Revista Visão Socioambiental com o objetivo de disseminar conceitos e estimular ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos municípios da área de influência da Bacia de Campos.

O tema central deste ano é “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável” e, como nas edições anteriores, terá a participação de empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs), gestores públicos, universidades, profissionais liberais, estudantes, instituições de classe, entidades socioambientais, entre outros. Haverá estandes, fórum com palestras, painéis e mesa-redonda, além de rodada de negócios sustentáveis, sala de projeção de filmes e vídeos ambientais, apresentações artísticas e culturais com talentos da terra e artistas de renome. Os interessados podem participar gratuitamente, mas precisam fazer o credenciamento pela Internet (visaosocioambiental.com.br ou feirarsebaciadecampos.com.br) ou no local.

Da região, participarão das palestras e debates o ex-secretário de Meio Ambiente de Macaé, o jornalista Fernando Marcelo Tavares, atual subsecretário municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Macaé; o ambientalista, professor, historiador e escritor Aristides Soffiati – no painel “Pré-Sal: riscos, desafios e oportunidades ambientais”; e Rita Nolasco, fundadora e residente da Sociedade de Ensino e Terapia Macaense (Sentrinho), instituição criada como espaço alternativo de educação inclusiva para pessoas com deficiência. Ela será debatedora da palestra de Cláudia Werneck, jornalista, escritora, que teve uma atuação pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992, tornando-se no ano 2000 a primeira escritora brasileira a ter livros recomendados simultaneamente pela Unesco e Unicef.

Além de Cláudia Werneck, também participam como palestrantes Rogério Rocco, ex-superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, advogado, mestre em Direito da Cidade e analista ambiental; e Higino Aquino, presidente do Instituto Brasileiro de Florestas.

A III Feira de RSE Bacia de Campos contará com a participação de nomes consagrados na área de Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e Inclusão, entre eles: a economista Amyra El Khalili, criadora do Projeto Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais (Bece), o também economista e ambientalista Sérgio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana do Rio de Janeiro e professor de economia brasileira na PUC-Rio e a jornalista Amélia Gonzalez, editora do caderno Razão Social do Jornal O Globo, que estará em um painel com representantes de empresas socialmente responsáveis e que possuem ações consistentes na área da sustentabilidade.