III Festival Macaense de Foguetes é adiado e inscrições são prorrogadas

15/04/2024 11:55:00 - Jornalista: Renatta Viana

Evento será no próximo dia 10 de maio

O III Festival Macaense de Foguetes (FEMAFOG) foi adiado e ocorrerá em nova data, no dia 10 de maio, na Cidade Universitária em Macaé. Sendo assim, as inscrições foram prorrogadas até o dia 01 de maio, mesma data limite de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Poderão participar estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio, das redes pública e privada de Macaé e região. É importante reforçar que os professores são os responsáveis pela inscrição dos alunos no FEMAFOG, que é um evento local, e também na MOBFOG, que é o evento nacional.

O Festival Macaense de Foguetes tem premiação própria, com troféus personalizados para as equipes de primeiro, segundo e terceiro lugares em alcance horizontal. Participar do FEMAFOG é importante porque as equipes podem utilizar esse mesmo alcance do foguete construído para a Mostra Brasileira de Foguetes.

A professora de Física, Nicolle Coutinho, explica sobre o alcance horizontal dos foguetes, fator que será levado em consideração na hora da avaliação.



"O alcance horizontal é a distância entre o ponto de lançamento e o ponto onde o foguete cai. Muitos estudantes ficam preocupados com a altura que o foguete vai chegar, mas não é isso que importa para essas duas competições", disse.




O evento é organizado pelo Grupo de Engenharia e Sistemas Aeroespaciais de Macaé (GESAM - UFRJ) anualmente, desde 2022 e este ano, contará com o apoio do IFF Rockets, equipe de foguetes modelos de Cabo Frio.

O objetivo do evento é atrair novos talentos para as Ciências Exatas e da Terra, estimular o trabalho em equipe, bem como o interesse pela Astronáutica, Astronomia, Física e Engenharias.

As inscrições devem ser feitas pelo site.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail secretaria.femafog@gmail.com