Imbetiba resgata antigos carnavais de Macaé

17/02/2009 15:05:17 - Jornalista: Sonia Braga

Foto: Arquivo Secom

Bailes começam neste sábado, a partir das 19h30m

O carnaval tradicional, com confete, serpentina e spray de espuma, muitas fantasias, acontece todos os anos, na Praia de Imbetiba, em Macaé. Durante quatro dias, famílias brincam ao som de uma tradicional banda de música e marchinhas de outrora, levando a multidão repetir os refrões das músicas carnavalescas que foram sucessos dos antigos carnavais. O resgate do carnaval na Imbetiba é considerado um marco na história da festa de rua em Macaé.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Coordenadoria da Terceira Idade de Macaé e tem início no sábado (21) a partir das 19h30m.

Considerado um bairro nobre na cidade, a Imbetiba é conhecida por sua praia e por ser um ponto de referência entre os jovens dos anos 50 a 90. Principal local de encontro, a Imbetiba sempre foi palco de batalhas de confete e abertura oficial do carnaval macaense. Em vista disso, o Baile da Melhor Idade, intitulado Recordar é Viver é recordista de público, principalmente famílias que durante os dias da folia de Momo, prestigiam o bairro. O festejo será animado pela banda Prata da Casa, prestigiando os músicos macaenses. Além da distribuição de confetes e serpentinas, o evento conta com concurso de fantasias - julgados por uma comissão e com direito a troféus -, segurança, propício a todas as idades.

O concurso é aberto ao público e o resultado divulgado na segunda-feira. São julgados os quesitos originalidade e criatividade, além do de folião ou foliã mais animado. Todos os ganhadores receberão troféus. O baile tem início todos os dias a partir de sábado, na Avenida Elias Agostinho, próximo ao Hotel Colonial, das 19h30m, quando não se estende até meia-noite, devido à insistência do público. A estrutura do local, além do palanque, conta com banheiros químicos, ambulância e apoio da Guarda Municipal. Este ano são esperadas cerca de três mil pessoas nos quatro dias de folia, inclusive componentes de grupos da Melhor Idade de municípios vizinhos.

O folião que quiser visitar a cidade nessa época poderá entrar no site www.macae.rj.gov.br e clicar no link Guia Macaé, onde encontrará todas as informações necessárias, desde onde se hospedar, até onde comer e as atrações da cidade.