IMMT recebe selo da Rede Brasileira de Calibração

14/04/2009 16:06:42 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Luiz Bispo

Concessão garante competência técnica, credibilidade e capacidade operacional do laboratório

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Macaé, recebeu, na última semana acreditação da Rede Brasileira de Calibração (RBC/INMETRO) em quatro de seus laboratórios. A concessão foi atribuída pelo Inmetro, e garante competência técnica, credibilidade e capacidade operacional do laboratório.

De acordo com o diretor técnico do IMMT, João Sant’Anna, que é mestre em metrologia, a aquisição do selo é de grande importância não apenas para o instituto, como também para as empresas que buscam calibração de seus instrumentos na instituição. “Para fazermos parte da Rede Brasileira de Calibração passamos por uma rigorosa auditoria técnica, com profissionais de formação de nível internacional. Foram averiguados os sistemas de qualidade dos laboratórios, passando pelo treinamento do pessoal técnico, procedimentos de trabalho, condição de temperatura e unidade do ambiente, entre outros”.

O técnico explicou que o fato do Instituto fazer parte da RBC traz ao município garantia dos produtos e serviços praticados pelas empresas de Macaé e calibrados pelo IMMT. “A metrologia é a base da qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas empresas. Sem ela, não temos como atestar qualidade. O que fazemos aqui é calibrar os equipamentos garantindo que a atividade desenvolvida está dentro dos padrões esperados, além de evitar custos desnecessários de retrabalho. Além disso, o fato de o IMMT estar acreditado pela RBC elimina custos financeiros e perda de tempo com o envio dos equipamentos para calibração em outros estados, dando maior competitividade à empresas locais”, ressaltou.

O IMMT é um dos poucos prestadores de serviço regionais pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC) acreditado pela Cgcre/INMETRO, de acordo com a ABNT NBR ISO 17025 sob o nº 290 nas grandezas de Pressão, Eletricidade, Medição Dimensional e Audiometria. O Instituto realiza também calibração nas grandezas Temperatura, Volume e Massas, todos com rastreabilidade à RBC/ INMETRO.

Recentemente, o Instituto inaugurou o laboratório de Metrologia Ambiental, que possibilita efetuar medições ou coleta de material em qualquer estabelecimento situado no município de Macaé, para fins de certificação. Os principais serviços oferecidos são: Controle e medição de Parâmetros Ambientais; Avaliação de Efluentes Industriais; Caracterização de resíduos sólidos; Coleta de amostras; Monitoramento Ambiental; Projetos e Consultorias em meio ambiente; Cursos na área ambiental e Medição de nível de ruído.

Além de garantir a confiabilidade metrológica, o IMMT atua sistematicamente na capacitação de pessoas, através de treinamentos alinhados com as demandas locais e presta consultorias e auditorias, avaliação da conformidade em produtos, processos, sistemas e pessoas. Há cursos nas áreas de Metrologia e Medições, Sistemas da Qualidade, Meio Ambiente e Petróleo e Gás. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2791-3871 ou pelo e-mail immt@immt.rj.gov.br.