Inauguração do laboratório de Informática marca mutirão no Zelita Rocha

29/08/2009 15:56:32 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Ana Chaffin

Comunidade participa do mutirão

Ao som da banda Oscar Cordeiro, o Aeroporto amanheceu em festa neste sábado (29) com a abertura da terceira edição do Mutirão Minha Escola Querida, na Escola Municipal Zelita Rocha, quando os voluntários iniciaram o trabalho de pintura e revitalização que será finalizado neste domingo (30). A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, anunciou a instalação do laboratório de Informática na escola com 14 computadores e a implantação do curso de Grafitagem gratuito que será ministrado por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Marilena Garcia acompanhou o trabalho de todos os voluntários e das treze alunas mulheres dos cursos de Pintura e Alvenaria que tiveram sua primeira aula prática do projeto “Mãos na Massa” oferecido pela prefeitura. Os professores Alfredo Ramos e Fabiano Tavares, de Pintura e Alvenaria, orientaram as alunas. “O Mutirão é uma boa oportunidade para elas aprenderem e ao mesmo tempo contribuímos com a escola”, ressaltaram os professores.

As instalações elétricas e do ar condicionado da sala de Informática foram feitas no Mutirão. Marilena Garcia explicou que foram feitos os serviços de reparos nos pisos, concerto das telhas, melhorias nos jardins e recuperação da parte elétrica. A secretaria de Educação investiu apenas cerca de R$ 30 mil na compra de materiais necessários para que os voluntários pudessem revitalizar toda a escola.

- O laboratório de Informática em parceria com a secretaria de Ciência e Tecnologia vai beneficiar os alunos da escola e a população porque podemos oferecer cursos gratuitos de Informática para a comunidade aos sábados. Cada mutirão comprova que a união é a solução. Agradecemos aos voluntários pela mão-de-obra, comerciantes e empresas por todo apoio. Os resultados nas Escolas Municipais do Botafogo (Wanderley Quintino Teixeira) e da Nova Holanda (Christos Jean Kousoulas) com o Mutirão foram surpreendentes e neste não será diferente, disse a secretária.

A programação do Mutirão prossegue neste domingo com a conclusão da pintura e revitalização da escola, colocação das cortinas, confecção das Iquebanas, enfeites das cortinas, móbilis, o coral de estudantes, a participação da Secretaria Municipal de Fazenda e da Receita Federal com atividades lúdicas como mini-palestras, feirinha dos impostos e distribuição de Kit`s (lápis de cor, canetas, réguas, e cartilhas educativas), Exposição “Contando a história da escola”, Oficina de bordados com Izabelle Kousoulas, filha de Jean Christos Kousoulas, nome da escola na Nova Holanda que recebeu o segundo mutirão, Painel “Mãos que trabalham”, a participação da psicanalista Sueli Losada com biodança e da LIECAM com o Hino Nacional e o Hino de Macaé.

A Secretaria Municipal de Saúde está com o projeto Saúde Bucal “Vamos salvar o mundo das Cáries” e vacinação contra gripe A, a Secretaria Municipal de Educação oferecendo oficinas de criações com bolas, brincando com os palhaços, dobraduras, colagens, pinturas, movimentando idéias; a Cooperativa de artesãos, os Contadores de Histórias, a União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama), o projeto Art Luz com balé, o cantor gospel Josélio Aguiar entre outras atrações e apresentações.

Histórico - As escolas Wanderley Quintino nas Malvinas, Jean Christos Kousoulas, na Nova Holanda, foram as primeiras a receberem o projeto Minha Escola Querida. O sucesso foi tamanho que a mobilização voluntária foi feita por iniciativa própria no CEMEAES 4. Outras escolas e empresas viram no Mutirão uma oportunidade de integração e revitalização e por iniciativa própria resolveram aderir a idéia como foi o caso do CEMEAES 4, CIEP Maringá e a Escola Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa; sendo esta última envolvendo a participação da empresa CAVO pertencente ao grupo Camargo Corrêa.